Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CORES DO ARCO IRIS


Ultra-violeta? Infra-vermelho? É, você ouve isso o tempo todo, mas aposto que poucas vezes parou pra pensar no que significam. Porque ULTRA-Violeta? Será que é um violeta mais brilhante/forte/poderoso/sei lá? Tentarei explicar de forma bem sucinta e simples de entender, mas ao mesmo tempo cientificamente correta.
Começando do princípio: Qual a definição de luz? Bom, uma delas é:
Luz é uma radiação de ondas eletromagnéticos emitidas dentro de uma freqüência que a visão humana consegue enxergar.
Portanto temos uma onda eletromagnética, e ela vibra em determinadas freqüências. Cada cor é, na verdade, a onda eletromagnética vibrando em uma determinada freqüência. Se cada cor vibra numa freqüência diferente, vamos ver quais elas são: as cores do Arco-Íris!
Temos, em ordem crescente: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Não é a toa que estão nesta ordem! O arco-íris representa muito bem o espectro de cores que o olho humano consegue enxergar. A definição de luz é baseada na variação da menor freqüência (vermelho) até a maior (violeta). Todas as ondas eletromagnéticas que vibrem dentro desta variação serão captadas pelo olho humano, são estas as cores do arco-íris.
Mas e as freqüências que o olho não consegue captar?
Certamente o universo abrange muito mais do que chega a nossos olhos, você certamente não consegue ver as ondas que o seu controle remoto emite até sua televisão, e também não vê os famigerados raios UV atravessarem a camada furada de ozônio e chegarem até sua pele, te bronzeando. E você não consegue enxergar justamente por isso. Os raios eletromagnéticos com freqüências menores que as da cor vermelha são chamados de raios infra-vermelhos. Já os raios de freqüência maior que a do violeta são chamados ultra-violetas. Estão fora do alcance da visão HUMANA, portanto não são considerados luz.
Embora seres humanos enxerguem apenas estas cores, alguns animais conseguem captar e identificar cores fora deste espectro, é o caso de insetos e aves. As aves especificamente possuem a melhor visão do planeta. E ornitólogos dizem que por enxergar raios ultra-violetas, o mundo visto por elas é incrivelmente mais colorido que o nosso, fora de nossa capacidade de imaginação.
Mas não vá você, pobre homo sapiens com esse seu cérebro desenvolvido e polegar opositor, ficar com inveja e sair por aí estilingando pombas. Ser humano ainda compensa, de milhares de outras formas. Você vai ver.

2 comentários: