sexta-feira, 30 de setembro de 2011

FELIZ DIA DA SECRETÁRIA

A correria, as cobranças, 

As inúmeras obrigações do dia a dia... 

Tudo isso não foi suficiente 

Para te fazer desistir do seu trabalho 

Que bom que sua vocação 

Nos permite desfrutar de uma secretária tão dedicada.

 A rotina é dura, 

mas você ainda persiste. 

Teu mundo é alegre, 

pois você Consegue

 olhar os olhos de todos os outros 

E fazê-los felizes também.

Você é feliz,

 pois na tua matemática de vida,

 Dividir é sempre a melhor solução. 

Você é grande e nobre, 

pois o seu ofício árduo lapida 

O teu coração a cada dia, 

Dando-te tanto prazer. 


 Feliz Dia da Secretária!

TRABALHO DE PESQUISA - HISTÓRIA DA ARTE - ENSINO MÉDIO

VAMOS DESENVOLVER UM TRABALHO DE PESQUISA SOBRE PERÍODOS E TENDÊNCIAS ARTÍSTICAS.

ESTA ATIVIDADE SERÁ DIVIDIDA EM 3 ETAPAS:

1ª - PESQUISA DA HISTÓRIA DOS PERÍODOS E CARACTERÍSTICAS

2ª - BIOGRAFIA DE UM ARTISTA E/OU OBRA

3ª - PROPOSTA DE RELEITURA

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CORES DO ARCO IRIS


Ultra-violeta? Infra-vermelho? É, você ouve isso o tempo todo, mas aposto que poucas vezes parou pra pensar no que significam. Porque ULTRA-Violeta? Será que é um violeta mais brilhante/forte/poderoso/sei lá? Tentarei explicar de forma bem sucinta e simples de entender, mas ao mesmo tempo cientificamente correta.
Começando do princípio: Qual a definição de luz? Bom, uma delas é:
Luz é uma radiação de ondas eletromagnéticos emitidas dentro de uma freqüência que a visão humana consegue enxergar.
Portanto temos uma onda eletromagnética, e ela vibra em determinadas freqüências. Cada cor é, na verdade, a onda eletromagnética vibrando em uma determinada freqüência. Se cada cor vibra numa freqüência diferente, vamos ver quais elas são: as cores do Arco-Íris!
Temos, em ordem crescente: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta. Não é a toa que estão nesta ordem! O arco-íris representa muito bem o espectro de cores que o olho humano consegue enxergar. A definição de luz é baseada na variação da menor freqüência (vermelho) até a maior (violeta). Todas as ondas eletromagnéticas que vibrem dentro desta variação serão captadas pelo olho humano, são estas as cores do arco-íris.
Mas e as freqüências que o olho não consegue captar?
Certamente o universo abrange muito mais do que chega a nossos olhos, você certamente não consegue ver as ondas que o seu controle remoto emite até sua televisão, e também não vê os famigerados raios UV atravessarem a camada furada de ozônio e chegarem até sua pele, te bronzeando. E você não consegue enxergar justamente por isso. Os raios eletromagnéticos com freqüências menores que as da cor vermelha são chamados de raios infra-vermelhos. Já os raios de freqüência maior que a do violeta são chamados ultra-violetas. Estão fora do alcance da visão HUMANA, portanto não são considerados luz.
Embora seres humanos enxerguem apenas estas cores, alguns animais conseguem captar e identificar cores fora deste espectro, é o caso de insetos e aves. As aves especificamente possuem a melhor visão do planeta. E ornitólogos dizem que por enxergar raios ultra-violetas, o mundo visto por elas é incrivelmente mais colorido que o nosso, fora de nossa capacidade de imaginação.
Mas não vá você, pobre homo sapiens com esse seu cérebro desenvolvido e polegar opositor, ficar com inveja e sair por aí estilingando pombas. Ser humano ainda compensa, de milhares de outras formas. Você vai ver.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

UM AMOR PARA RECORDAR

Um Amor para Recordar é um filme inesquecível que merece ser descoberto. É o Romeu e Julieta do século 21. Um lindo romance de Adam Shankman, tendo como elenco Mandy Moore (Jamie Sullivan) e Shane West (Landon Carter). O filme é uma excelente adaptação da obra de Nicholas Sparks.
Com o tema atual e de grande importância para a medicina do coração, o filme apresenta um enrredo de fatos que não ocorrem somente em contos de fadas, mas também na vida de jovens. Trata-se também da fidelidade no amor podendo ser visto no ponto de vista da sociedade.
Landon Carter, o garoto mais popular e arrogante da escola, é punido por ter feito uma brincadeira de mal gosto onde estuda, como punição ele é encarregado de tutorar Jamie Sullivan, uma jovem estudante de uma escola pobre, uma menina certinha, simples, estudiosa e que guarda um importante segredo.
Landon é forçado a participar da produção de uma peça de drama na escola de Jamie e ele acaba se apaixonando por ela, porém teme ser visto com a garota para não "manchar" sua imagem na escola. Quando percebe que a ama muda seu comportamento e ficam cada vez mais unidos.
A jovem Jamie tem vários sonhos e desejos, como fazer uma tatuagem, estar em dois lugares ao mesmo tempo, casar-se na mesma igreja onde sua mãe casou, ver um cometa e presenciar um milagre. Landon como qualquer jovem apaixonado, realiza todos os sonhos e desejos da jovem, inclusive o de presenciar um milagre e depois disso, a vida dos dois nunca mais será a mesma...

Filme leve, romântico, que causa reflexão. Um retrato de amor e paixão. Uma prova de como o amor verdadeiro é transformador e age nas pessoas, causando verdadeiros milagres. Não há como não nos envolvermos na trama e não chorarmos a certa altura do filme. 





O FILME SERÁ EXIBIDO NESSA SEXTA PARA ALUNOS DA 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL, DENTRO DO PROJETO "O MUNDO DOS SENTIMENTOS"
SEGUE LINK COM TRAILER DO FILME: http://www.youtube.com/watch?v=cZiJQusYZHw ACESSO EM 22/09/2011

AOS TREZE

O filme acompanha a transformação de Tracy, que no início é uma estudante promissora que ainda brinca com ursinhos de pelúcia e bonecas. Porém, ao entrar para o ginásio, Tracy entra em contato com a forte pressão dos grupinhos, e vê o poder de atração de Wvie Zamora, conhecida como a "garota mais sexy da escola". Popular, bonita, e arrogante. Evie representa tudo o que Tracy quer ser. No início, Tracy não tem esperança de ser aceita na turma de Evie. Ela se comporta da maneira errada, não tem amigas descoladas, e principalmente, não sabe se produzir. Porém, aos poucos, Tracy consegue se transformar no que toda adolescente sonha em ser, sem saber que está indo num caminho sem volta, repleto de drogas, tristezas e insatisfações. Sem perceber, Tracy afasta-se da mãe, o que torna mais difícil sua recuperação.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

V FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

OBRIGADO A E.E.B. EUCLIDES DA CUNHA PELO ESPAÇO E ATENÇÃO
 MONTAGEM DO STAND DA E.E.B. FELIPA MANKE - MUNDO DOS SENTIMENTOS

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 10 - FENOMENOLOGIA - 3° ANO


Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicação, estudo) afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Os objetos da Fenomenologia são dados absolutos apreendidos em intuição pura, com o propósito de descobrir estruturas essenciais dos atos (noesis) e as entidades objetivas que correspondem a elas (noema).
Edmund Husserl (1859-1938) - filósofo, matemático e lógico – é o fundador da Fenomenologia como método de investigação filosófica e estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição. O filósofo mais influente do começo do século XX, influenciado por Franz Brentano- seu mestre - lutou contra o historicismo e o psicologismo. Idealizou um recomeço para a filosofia como uma investigação subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenômenos como aparentam a mente para encontrar as verdades da razão. Suas investigações lógicas influenciaram até mesmo os filósofos e matemáticos da mais forte corrente oposta, o empirismo lógico. A Fenomenologia representou uma reação à eliminação da metafísica, pretensão de grande parte dos filósofos e cientistas do século XIX.

ATIVIDADE 09 - EPSTEMOLOGIA - 3° ANO


Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego ἐπιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος [logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento. É o estudo científico da ciência (conhecimento), sua natureza e suas limitações.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este facto torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento (haveria realmente uma distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível?) e da origem do conhecimento (Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?).

ATIVIDADE 08 - PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO - 3° ANO

MOSTRE SEU CONHECIMENTO SOBRE ESSA IMAGEM DIZENDO O QUE VOCÊ PERCEBE.