Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de março de 2012

O GRITO - ATIVIDADE 2º ANO E.M.

O grito - Edvard Munch
O grito é um quadro famoso e um dos representantes do movimento expressionista ( como diz o nome, a importância é dada à expressão do pintor, e não à realidade). Rejeitado por críticos no início,  O grito caiu no gosto popular e chegou a fazer parte das manchetes de jornais. O quadro fora pintado quatro vezes por Munch, com o intuito de substituir os exemplares vendidos. O primeiro quadro impressionara pela primeira vez a todos os que o viram no ano de 1893.
 A falta de cabelos do personagem visa a representação de sua pouca saúde, e as cores usadas passam uma imagem de angústia e dor - mas com essa expressão no rosto, nem precisava de cores depressivas não é gente?!

As formas irregulares do quadro são uma extensão do grito da figura humana em destaque. Essas formas representam o abalo causado nelas após o grito - com exceção das duas figuras humanas encontradas mais atrás daquele que grita, e a ponte, que representa algo 'concreto'.
Essas mudanças causadas no ambiente demonstram que, para quem sente alguma dor, neste caso, mental, a paisagem também se transforma em algo doloroso - ou seja, assim como no Romantismo da literatura, a Natureza é cúmplice do personagem, e retrata o sentimento deste.
As obras foram roubadas diversas vezes, e hoje, três delas fazem parte dos acervos de dois museus de arte e uma é declarada como propriedade privada.

Um comentário:

  1. Muito legal esta obra e o melhor é poder entender o que cada elemento significa. Jeferson Jung 2° 01 mat .

    ResponderExcluir