Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 09 - EPSTEMOLOGIA - 3° ANO


Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego ἐπιστήμη [episteme], ciência, conhecimento; λόγος [logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento. É o estudo científico da ciência (conhecimento), sua natureza e suas limitações.
A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, motivo pelo qual também é conhecida como teoria do conhecimento. Relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência, pois, em uma de suas vertentes, avalia a consistência lógica de teorias e suas credenciais científicas. Este facto torna-a uma das principais áreas da filosofia (à medida que prescreveria "correções" à ciência). A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento (haveria realmente uma distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível?) e da origem do conhecimento (Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?).

19 comentários:

  1. A epistemologia é muito importante pois ela ajuda a entender a crença e o conhecimento que fazem parte da vida do ser humano.

    Tiago Jaroczinski

    ResponderExcluir
  2. Pelo que entendi sobre epistemologia, é a ciência que estuda até onde o nosso conhecimento de ser humano pode chegar e se somos capazes de um dia chegar a saber de tudo que existe e saber explicar.

    Lucas Hafemann

    ResponderExcluir
  3. é a teoria que estuda dentro da filosofia mais aprofundamente a crença e o conhecimento humano.


    Sabrin Aparecida Hafemann

    ResponderExcluir
  4. A epistemologia é a forma de chegar ate o conhecimento são os métodos utilizados atingir-lo

    Tamires Kreutzfeld

    ResponderExcluir
  5. Bruna Scneider

    Epistemologia ou teoria do conhecimento é o estudo filosófico da origem, da natureza e dos limites do conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. A epistemologia é a teoria que estuda profundamente a forma de poder se explicar melhor a filosofia dentro do conhecimento humano.

    Jaqueline Jaroczinski

    ResponderExcluir
  7. Joice Bettoni

    A epistemologia compriende a natureza e os limites do conhecimento. Ela é a teoria do conhecimento ao contrario da fenomelogia.

    ResponderExcluir
  8. Estuda a teoria, a origem , e os limites onde chegam o nosso conhecimento.

    By: Andréia julliany Mader

    ResponderExcluir
  9. Estuda os limites do conhecimento humano onde podemos chegar a origem da teoria

    By: Aliane Besen

    ResponderExcluir
  10. ela estuda o conhecimentop e os limites do ser humanoe com isso tudo estuda tambem a natureza

    daniane cristina zapelini

    ResponderExcluir
  11. epistemoloogia estuda a teoria do conhecimento e os limites e compreende a natureza num todo.


    by benicia luana ribeiro

    ResponderExcluir
  12. a epistemoloogia estuda e compreende o conhecimento aprofundado da sociologia.


    cristian kupas

    ResponderExcluir
  13. A epistemologia, também é conhecida como teoria do conhecimento, e nos mostra até onde o ser humano é capaz de chegar;mas sabendo que o conhecimento em si não se limita.

    Beatriz Gasda

    ResponderExcluir
  14. A Epistemologia é um tipo de escola que estuda as teorias de como o ser humano, tendo em principio uma teoria de o existem tipo dois tipos de mundo, um mundo cognoscivel e incognoscivel que ainda nimguem comsegue explicar nos minimos detalhes.

    ResponderExcluir
  15. De acordo com as pesquisas científicas, o ser humano utiliza cerca de 2% da sua capacidade cerebral. Albert Einstein utilizava 10%, e se pudéssemos utilizar 50%, poderíamos levitar objetos com a mente e atravessar paredes.
    Mas são apenas pesquisas, nada comprovado. Algo que eu não fazia ideia, era que realmente existia uma ciência estudando o limite da capacidade de conhecimento do ser humano. Acho que pelo menos eu posso considerar como infinito, já que aprendemos coisas novas o tempo todo e nunca parece que chegamos a um limite de informação por dia.

    - Celina Ení Reinkavieski

    ResponderExcluir
  16. Epistemologia é tudo o que esta relacionado a nossa naturaza,aos nossos limites de conhecimentos e o nosso fato de agir.Mesmo sabendo que o conhecimento nunca tera um limite exato,precisamos correr atraz e alcançar para ser alguem na vida.

    JESTICA PAULY

    ResponderExcluir
  17. Epistemologia ou teoria do conhecimento é a crítica, estudo ou tratado do conhecimento da ciência, ou ainda, o estudo filosófico da origem, natureza e limites do conhecimento. Pode-se remeter a origem da "epistemologia" a Platão ao tratar o conhecimento como "crença verdadeira e justificada". O desafio da "epistemologia" é responder "o que é" e "como" alcançamos o conhecimento?.

    Djony Santos.

    ResponderExcluir
  18. A espistemologia é o estudo da ciência.Ela estuda a natureza e os limites do conhecimento.O desafio da epistemologia é responder o que é conhecimento e como alcançamos o conhecimento.

    Letícia Wroblewski

    ResponderExcluir
  19. A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda problemas filosóficos relacionados com a crença e o conhecimento, e é também conhecida como a teoria do conhecimento. Resumindo a epistemologia estuda o nosso conhecimento.

    Mariane Heise

    ResponderExcluir