Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de março de 2011

Natureza e Cultura - Filosofia 2º ano E.M.

Natureza e cultura



No pensamento ocidental, Natureza possui vários sentidos:
princípio de vida ou princípio ativo que anima e movimenta os seres. Nesse sentido,fala-se em "deixar agir a natureza" ou "seguir a natureza" para significar que se trata de uma força espontânia, capaz de gerar e de cuidar de todos os seres por ela criados e movidos. A natureza é a substância (matéria e forma) dos seres.

Essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessária e universalmente. Nesse sentido, a natureza de alguma coisa é o conjunto de qualidades, propriedades e atributos que a definem, é seu caráter ou sua índole inata, espontânea. Aqui, natureza se opõe ás idéias de acidental (o que pode ser ou deixar de ser) e de adquirido por costume ou pela relação com as circunstâncias.

Organização universal e necessária dos seres segundo uma ordem regida por leis naturais.Nesse sentindo, a natureza se carcteriza pelo ordenamento dos seres, pela regularidade dos fenômenos ou dos fatos, pela frequência, constância e repetição de encadeamentos fixos entre as coisas, isto é, de relações de causalidade entre elas. Em outros termos, a natureza é a ordem e a conexão universal e necessária entre as coisas, expressas em leis naturais.

5 comentários:

  1. Algo é natural desde que exista e se manifeste por uma necessidade independente da ação e intenção da humana, assim como a gravidade rege corpos e objetos no solo. A natureza humana faz parte da “Natureza” em seu todo. A natureza é a ciência e a desencadeadora da funcionalidade dos ambientes e dos organismos vivos.
    Ass:Oscar Nunes Silveira Neto

    ResponderExcluir
  2. Algo é natural quando o homem não intervém e modifique de propósito a normalidade. A natureza se modifica por conta própria, assim como o ser humano.

    Samanta Taís Scherer.

    ResponderExcluir
  3. é natural quando não tem e não precisa da ação humana para sua existência, ela tem seu próprio modo de sobreviver e evoluir, e alguma intervenção pode alterar a normalidade e desencadear um desequilíbrio, fazendo com que a naturalidade se modifique, muitas vezes podendo ser prejudicial.

    André L.

    ResponderExcluir
  4. Natureza - sentido biólogo, inato .

    ResponderExcluir
  5. natureza-sentido biologo,inato.

    ResponderExcluir