Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

RAIONISMO


O Raionismo

O Raionismo de Mikhail Larionov e Natalia Goncharova procurou ir além da abstração futurista, através da dinamicidade dos raios e das cores contrastantes da reflexão da luz de determinado(s) objeto(s). Assim, as pinturas raionistas eram obtidas do resultado da interseção dos raios refletidos de vários objetos e formas.
Os raionistas queriam demonstrar a essência da pintura – a combinação de cores, a saturação, a relação das massas de cor, profundidade, textura – e não a realidade dos objetos pintados. Seria, mais ou menos, como se cada objeto fosse uma fonte de luz e o artista pintasse não a luz, mas os raios refletidos por ela. Cuidando, entretanto, de pintar somente os reflexos da luz (objeto) escolhida e não todos os reflexos vistos, vez que o reflexo de outras luzes (outros objetos) interfeririam em seu campo visual.

Goncharova e Laionov disseram sobre sua arte:
“A soma dos raios de um objeto (A) cruza a soma dos raios do objeto B, no espaço entre eles certa forma aparece, e esta é isolada pela vontade do artista.
Percepção, não do objeto em si, mas da soma de seus raios, está, por natureza, muito mais perto da superfície simbólica da imagem do que é o próprio objeto. Isso é quase o mesmo que a miragem que aparece no ar ardente do deserto e representa cidades distantes, lagos e oásis no céu (em casos concretos). Raionismo apaga as barreiras que existem entre a superfície da imagem e da natureza.
Um raio é representado provisoriamente na superfície por uma linha colorida.”
O raionismo representou para a arte abstrata russa a libertação do tradicionalismo e do realismo, que oprimiam a criatividade artística



Raionismo Vermelho de  Mikhail Larionov.

1911

Nenhum comentário:

Postar um comentário