Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SALVADOR DALÍ


O 1° Marquês de Dalí de Púbol nasceu em 11/05/1904 na Espanha em uma família de classe-media ou apenas Salvador Dalí é o nome da arte do século XX.

O movimento Surrealista tem ele como imagem já que deixou sua marca na fotografia, escultura, cinema, literatura e pintura alem disso seu próprio visual excêntrico fazia dele uma obra prima su-real. Esse seu estilo já podia ser visto em 1921 quando estudava na Academia de Artes de San Fernando em Madri, no qual foi expulso em 1926, o seu visual acabou sendo notado antes que sua arte, nessa época Dalí fez experiências com o cubismo e o dadaísmo. Muito influenciado por Pablo Picasso fez questão de velo primeiro que o Louvre em sua primeira visita a Paris, Picasso já tinha ouvido falar do jovem artista através de Miró.
      Dalí foi em sua vida um pessoa muito polêmico flertando com o anarquismo e o comunista e totalmente aficionado por simbolismo podemos ver alguns elementos aparecerem com frequência em sua obras com elefante, ovo e relógios.
Gala Éluard foi sua musa e esposa, quando Gala morreu em 1982 Dalí perdeu a vontade de viver ficou totalmente desorientado e deprimido de qual maneira que prejudicando sua saúde pelo resto de sua vida até que em 1988 morreu de insuficiência cardíaca.  
http://artheleo.blogspot.com/2011/04/salvador-dali.html acesso em 17/10/2011

Um comentário: