Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

MEDIDA DA FELICIDADE

A medida da felicidade

Em pesquisa recente, realizada entre 2005 e 2009 pelo Gallup, foi medido e avaliado o grau de felicidade das pessoas em seus respectivos países.
Empatado com o Panamá, em 12.º lugar encontra-se o Brasil. (veja aqui o ranking) 
Com base em entrevista, classificando-se em três graus, que vão de felicidade à sofrimento, a pesquisa revelou que as pessoas tendem a estar mais satisfeitas com a vida conforme o grau de riqueza de sua nação e que o passado recente é importante para refletir-se a felicidade atual.
Entre os brasileiros, 58% se consideram felizes; 40% estão à procura dela e apenas 2% declararam estar sofrendo.
Tal pesquisa serviria para “pesar” um sentimento que a humanidade ao longo de toda a história sempre buscou.
Na Antiguidade Oriental havia uma lenda de que as pessoas ao morrer, para poder entrar no reino dos céus eram interrogadas por um espírito que lhes realizava apenas duas perguntas:
1.º: “Fostes feliz em vida?”
2.º: “Levastes a felicidade para a vida de alguém?”
A alma assim, além de refletir sobre como havia sido sua vida na terra, tinha seu destino pós-vida decretado conforme a resposta das perguntas.
Sócrates, posteriormente, ainda na Antiguidade (só que agora ocidental) vislumbrava a felicidade como um projeto de vida que todo homem deveria alcançar; ser feliz – para ele – seria “viver como os deuses”.
O ex-presidente norte-americano Thomas Jefferson, na Carta de Independência daquela nação escreveu:
“Todo homem é criado de maneira igual com direitos próprios e intransferíveis, como a vida, a liberdade e a busca pela felicidade(…)”
Assim, segundo ele, todas as pessoas são livres e tem estabelecido e assegurado pelo Estado o direto à felicidade.
Recentemente, um símbolo, definiu – para a nossa embrutecida sociedade moderna – a representação da felicidade: a famosa “carinha Smile”; criada em 1963. Uma música considerada para muitos a mais bela de todas já compostas, de autoria do eterno palhaço Charles Chaplin e re-gravada na voz de muitos interpretes, canta esse sorriso: “Smile”.
Nada mais justo – em tempos de correria, seriedade e valores alterados pelo sistema que nos corrompe – um simples sorriso ser sinônimo de felicidade.
Mas e a sua felicidade? É possível medi-la através de entrevista? De perguntas? Seria ela uma sensação digna apenas aos deuses? Estaria ela determinada e realmente assegurada em algum documento?
Cada pessoa tem a sua própria felicidade de acordo com a sua vida; cada um de nós tem uma visão de felicidade. Ela está nas conquistas ao longo da vida, nas satisfações e engrandecimentos profissionais, no grupo de amigos, na família reunida, num gesto fraterno e espontâneo de desconhecidos, no amor...
Não vá muito longe, desesperadamente, à procura dessa sensação; as vezes o caminho longo que traçamos termina sem sentido quando percebemos que depois de tanto viajar, a felicidade sempre esteve ao seu lado, e o caminho de volta pode ser penoso demais.
A minha felicidade?
Bom...




A minha felicidade?
Bom... felicidade para mim é estar de bem com a vida, é perceber que todo mundo é seu amigo mesmo sendo ele do bem ou que quer o seu mal, é poder fazer o que querer sem tirar a liberdade de ninguém. Felicidade é viver não importa se o momento seja feliz ou triste.
Queira a felicidade do outro como se fosse a sua própria felicidade, viva carregando um sorriso mesmo que você esteja muito triste, pois quando você está triste você transmite a negatividade do momento, mas já quando você está feliz você transmite tudo de bom para a outra pessoa mesmo que ela esteja triste, isso faz a outra pessoa perceber que você é forte e quer sempre vê-la feliz.
Viva isso basta.


Autor: Gian Carlos Jaroczinski 3° ano E.M.



A minha felicidade?
Bom...Eu tenho milhares de motivos pra NÃO ser feliz , Quer exemplos? - No total da minha família, eu tenho contato apenas com 20% deles, problemas antigos afetaram toda nossa historia. Minha mãe vive doente, sofrendo pelos cantos, já fui muito julgada, enganada.... Meu pai lutou por 48 anos para conseguir seu "cantinho no mundo",mas hoje com muito orgulho, pela minha ajuda, vejo meu pai sorrindo, agradecendo a Deus por ter enfim seu MAIOR sonho realizado. Nunca tive grandes comemorações em família, seja de aniversários, casamentos, dias importantes nem mesmo um Natal ou sequer uma virada de ano. Vivo num mundo isolado onde a minha felicidade e pensar num bem oculto, posso chama-lo de "sonho de felicidade" pois imagino meus maiores desejos sendo realizados, porem desejos esses que tenho consciência que nunca irei realizar, mas me contento em apenas possuir tais motivos para a existência dos  mesmos...


Num momento a unica felicidade constante que posso afirmar é a presença de meus amigos! Não tenho vergonha de dizer que os amo!


Autora: Cristiane Marli Wazl    3º ano E.M.



A minha felicidade?
Bom...Para mim a felicidade é poder acordar e tomar café com meu pai, fazer o almoço e poder saboreá-lo com a família toda unida.
 Parece besteira, mas dormir à tarde para mim é uma das minhas maiores felicidades, pois meus pais lutaram para hoje eu ter uma vida boa, após isso vem a jogatina de COD, ficar acordado até altas horas da madrugada jogando, muitos acham perca de tempo, mais eu fico muito feliz com isso.
Agora falando sério, minha maior felicidade é ter os pais que eu tenho, ter sido amado e educado até hoje pois muitos nem se quer tem família, e eu tenho a melhor do mundo. Agradeço muito a Deus por tudo isso!


Autor: Andrei Tassi      3º ano E.M.



A minha felicidade?
Bom...Para mim a felicidade esta em poder fazer a pessoa que mais amo feliz poder olhar nos olhos do meu irmãozinho e ver que com coisas tão simples posso fazer ele feliz de verdade,e poder estar ao lado dos meus amigos e dos meus pais que tanto amo felicidade é olhar nos olhos de quem amo e poder sentir que posso fazer estas pessoas felizes verdadeiramente.


Tairine Engel 



A minha felicidade?
Bom...A minha felicidade é compartilhar os melhores momentos com os amigos,onde brincamos de brincadeiras de quando eramos pequenos ,quando cantamos músicas alegres,piadas engraçadas,fofocas fora do normal ou até mesmo quando mascamos chicletes tudo é diferente,tudo é engraçado rimos de tantas coisas e assuntos. As vezes brigamos e ao mesmo tempo damos risadas,o melhor de tudo é quando compartilhamos uma coca-cola bem gelada com os amigos ai sim abriremos a felicidade.


Benicia Luana Ribeiro



A minha felicidade?
Bom...Onde está a felicidade? Diga a verdade, você já fez esta pergunta para si mesmo! Pois eu já fiz, muitas e muitas vezes. Onde estará ela? Parece estar tão longe de mim, parece estar fugindo. Momentos ruins e que nos magoam me fazem pensar dessa maneira...mas só penso assim por um simples instante e de repente algo que pode ser Deus ou outra coisa, faz abrir os olhos e perceber que vivo ela todos os dias: no olhar de uma criança, num sorriso de um amigo, num beijo de amor, num gesto carinhoso. 
E só assim, a experiencia de vida relembra os momentos bons e que talvez nunca se repetirão, mas é neles que eu encontro a minha FELICIDADE!


Joice Bettoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário