Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO


Olhar para o MASP

Talvez tenha sido o forte peso na consciência de não ter citado o MASP quando montei ontem a lista com os 10 pontos imperdíveis na cidade... ou porque simplesmente gosto muito desse museu... não sei bem ao certo. Mas o fato é que hoje acordei pensando nele!
O grande acervo do MASP contém uma parte representativa do núcleo de arte européia, especialmente de pintura francesa (alguma idéia de porque gosto tanto dele?). É possível apreciar os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier. No movimento impressionista: obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas. Além do pós-impressionistas, Van Gogh.
Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção completa de esculturas em bronze de Edgar Degas, que só pode ser vista integralmente em poucos museus, como Metropolitan (New York) e no Museu D`Orsay (Paris).
Lá também você encontra pinacoteca, biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca, cursos de artes e serviço educativo de apoio às exposições, exibição de filmes e concertos musicais de interesse artístico e cultural. Ufa!! Bom, está explicado porque o MASP é o primeiro centro cultural de excelência em nosso país e é o mais representativo do Hemisfério Sul!
E não para por ai! Durante todo o mês de outubro, o MASP espalhou pela cidade 40 reproduções de obras do seu acervo nos arredores da A. Paulista!! Essa inciativa, inspirada no National Gallery de Londres, tem como objetivo fazer com que a população possa conhecer pinturas de grandes artistas e também divulgar o museu para quem não costuma frequentá-lo!
Esta é apenas mais uma das diversas qualidades de São Paulo... todo dia com novidades... todo dia me surpreende!

http://turismoemsp.blogspot.com.br/2010/10/olhar-para-o-masp.html ACESSO EM 30/08/2012

MICHAEL JACKSON

Nasce o Rei do Pop Michael Jackson

29 de agosto de 1958
No dia 29 de agosto de 1958 nascia em Gary, Indiana, nos EUA, Michael Jackson, cantor norte-americano, considerado um dos ícones máximos da música pop mundial. Seu pai, Joseph Jackson, era um ex-boxeador que trabalhava com aço e que quis compensar o fracasso de seu próprio grupo musical, The Falcons, com a carreira musical dos filhos. Em 1965, Michael juntou-se aos irmãos Jackie, Tito, Jermaine e Marlon na formação do grupo Jackson Brothers, que, um ano depois, mudaria o nome para Jackson 5. O grupo fez bastante sucesso e Michael, com sua voz perfeita e forte presença cênica, capturou todas as atenções.

Michael deu início à carreira solo com os álbuns “Got to be There” (1971) e “Ben” (1972). Contudo, em 1982, ele lançou “Thriller”, disco que se tornaria o mais vendido da história, com mais de 100 milhões de cópias, e que o consagrou como o Rei do Pop. Depois, veio “Bad” (1987), e Michael Jackson tornou-se a personalidade musical da década de 80.

Em 1991, ele lançou seu último grande trabalho, “Dangerous”. Entretanto, já havia começado a demonstrar uma instabilidade e decisões polêmicas, transformando e deformando seu rosto através de uma série de cirurgias plásticas. Além disto, foi acusado de abuso sexual contra menores e enfrentou uma série de problemas financeiros.

Na época em que se preparava para retornar aos palcos, contudo, o cantor foi vítima de uma overdose de remédios que causou a sua morte no dia 25 de junho de 2009, deixando em estado de choque milhões de fãs ao redor do mundo. O médico pessoal do cantor, Conrad Murray, foi considerado culpado pela morte do astro pop.

http://www.seuhistory.com/hoje-na-historia.html ACESSO EM 29\08\2012.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Jackson ACESSO EM 29\08\2012.

http://professorsimaohenrique.blogspot.com.br/ ACESSO EM 30/08/2012

USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU



Itaipu ou Usina Hidrelétrica de Itaipu (Guarani: Itaipu, Espanhol: Itaipú;) é uma usina hidrelétrica no rio Paraná, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai.
O nome "Itaipu" foi tirado de uma ilha que existia perto do local de construção. No idioma guarani, Itaipu significa "o som de uma pedra". O compositor estadunidense Philip Glass também escreveu uma cantata sinfônica em nome de Itaipu, em honra da sua estrutura.
Itaipu Binacional é a empresa que gerencia a maior usina hidrelétrica em funcionamento e em capacidade de geração de energia no mundo.É uma empresa binacional construída pelo Brasil e pelo Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 15 km ao norte da Ponte da Amizade. O projeto vai de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, no sul, até Guaíra e Salto del Guairá, no norte. A capacidade instalada de geração da usina é de 14 GW, com 20 unidades geradoras fornecendo 700 MW cada. No ano de 2008, a usina geradora atingiu o seu recorde de produção, com 94,68 bilhões de quilowatts-hora (kWh), fornecendo 90% da energia consumida pelo Paraguai e 19% da energia consumida pelo Brasil

História

Negociações entre

Brasil e Paraguai


A Usina de Itaipu é resultado de intensas negociações entre os dois países durante a década de 1960. Em 22 de julho de 1966, os ministros das Relações Exteriores do BrasilJuracy Magalhães, e do ParaguaiSapena Pastor, assinaram a "Ata do Iguaçu", uma declaração conjunta de interesse mútuo para estudar o aproveitamento dos recursos hídricos dos dois países, no trecho doRio Paraná "desde e inclusive o Salto de Sete Quedasaté a foz doRio Iguaçu".O Tratado que deu origem à usina foi assinado em1973.
Os termos do tratado, que expira em 2023, têm sido objeto de descontentamento generalizado por parte doParaguai. O governo do presidente Fernando Lugo prometeu renegociar os termos do tratado com o Brasil, que permaneceu por muito tempo hostil a qualquer tipo de renegociação.
Em julho de 2009, houve uma renegociação do Tratado de Itaipu e o Brasil aceitou passar a efetuar um pagamento mais justo aoParaguai pelo percentual de eletricidade produzida por Itaipu, pertencente a este país. Nessa renegociação entre os presidentes das duas nações (Lula e Fernando Lugo), ficou acordado que o Brasil passaria a pagar, a partir de então, o triplo do valor que pagava pela energia pertencente aos paraguaios. Através desse acordo também, o Brasil passou a permitir que o excedente da energia paraguaia seja vendido diretamente às empresas brasileiras (ou a outros países), se assim preferirem os paraguaios, pondo fim ao monopólio elétrico brasileiro.




Início da obra

Em 1970, o consórcio formado pelas empresas IECO (dos Estados Unidos da América) e ELC Electroconsult (da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto da obra. O início do trabalho se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de1973BrasilParaguai assinaram o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do Rio Paraná pelos dois países. Em 17 de maio de 1974, foi criada a entidade binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu em janeiro do ano seguinte. Um consórcio de empresas, liderado pela Mendes Júnior, executou o projeto.

Comparando a construção da hidrelétrica de Itaipu com o
Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob oCanal da Mancha) foram utilizados 15 vezes mais concreto e o volume de escavações foi 8,5 vezes maior.Para a construção foram usados 40 mil trabalhadores diretos. Para o material foi usado 12,57 milhões de m³ de concreto (o equivalente a 210 estádios do Maracanã) e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel.
Em uma operação denominada Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”), durante a formação do reservatório, equipes do setor ambiental de Itaipu esforçaram-se em percorrer a maior parte da área que seria alagada para salvar centenas de exemplares de espécies de animais da região.

Expansão da capacidade

em 2007

As duas últimas, das 20 unidades, de geração de energia elétrica começaram a funcionar entre setembro de 2006 e março 2007, elevando a capacidade instalada para 14.000 MW, concluindo a usina. Este aumento da capacidade permitiu que 18 unidades geradoras permaneçam funcionando o tempo todo, enquanto duas permanecem em manutenção.Devido a uma cláusula do tratado assinado entre Brasil,Paraguai e Argentina, o número máximo de unidades geradoras autorizadas a operar simultaneamente não pode ultrapassar 18 (veja a seção de acordo para mais informações).
A potência nominal de cada unidade geradora (turbina egerador) é de 700 MW. No entanto, porque diferença entre o nível do reservatório e o nível do rio ao pé da barragem que ocorre realmente é maior do que a projetada, a energia disponível for superior a 750 MW por meia hora para cada gerador.
Cada turbina gera cerca de 700 megawatts, para comparação, toda a água das Cataratas do Iguaçu teria capacidade para alimentar somente dois geradores. A Itaipu produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora (MWh) por ano. Com o aumento da capacidade e em condições favoráveis do rio Paraná (chuvas em níveis normais em toda a bacia) a geração poderá chegar a 100 milhões de MWh.


Blecaute de Novembro

de 2009


Um grande blecaute de energia elétrica afetou 30% do território brasileiro e grande parte do Paraguai na noite deterça-feira10 de novembro de2009. É considerado o segundo maior apagão ocorrido no Brasil, sendo superado somente pelo blecaute de 11 de março de 1999.
O início do blecaute se deu às 22h13min em umasubestação de energia elétrica da Usina Hidrelétrica de Itaipu localizada no município de Foz do Iguaçu, no Paraná, devido a problemas em três linhas de transmissão nos estados de São Paulo e Paraná. O blecaute afetou váriosmunicípios de 18 estados.

Estatísticas

Construção



  • A quantidade de concreto usado para construir a Usina de Itaipu seria suficiente para construir 210 estádios defutebol do tamanho do Estádio do Maracanãferro e oaço utilizados permitiriam a construção de 380 Torres Eiffel.
  • O volume de escavação de terra e rocha em Itaipu é 8,5 vezes maior que o do Eurotúnel e o volume de concreto é 15 vezes maior.
  • A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.


Geração e barragem

  • O comprimento total da barragem é 7.235 metros. A elevação da crista é de 225 metros. Itaipu é, na verdade quatro barragens juntas - da extrema esquerda, uma barragem de terra de preenchimento, uma barragem de enrocamento, uma barragem de concreto principal, e uma barragem de concreto para a ala direita.
  • A vazão máxima do vertedouro de Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. A vazão de duas turbinas de Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada), corresponde a toda a vazão média das Cataratas (1500 metros cúbicos por segundo).
  • Brasil teria que queimar 434 mil barris de petróleo por dia para gerar em usinas termelétricas a potência de Itaipu.
  • A barragem principal tem 196 metros de altura, o que é equivalente a um prédio de 65 andares.


Geração

Produção anual de energia
AnoNúmero de
unidades instaladas
GWh
19840–2277
19852–36,327
19863–621,853
19876–935,807
19889–1238,508
198912–1547,230
199015–1653,090
199116–1857,517
19921852,268
19931859,997
19941869,394
19951877,212
19961881,654
19971889,237
19981887,845
19991890,001
20001893,428
20011879,307
20021882,914
20031889,151
20041889,911
20051887,971
20061992,690
20072090,620
20082094,685
Total201,668,896
  • Barragem
barragem, de 7.700m, é feita de concreto, enrocamento e terra.
  • Unidades geradoras
  • Existem 20 unidades geradoras, sendo dez na frequênciada rede elétrica paraguaia (50 Hz) e dez na frequência da rede elétrica brasileira (60 Hz).
  • As unidades de 50 Hz têm potência nominal de 823,6 MVA, fator de potência de 0,85 e peso de 3.343 toneladas.
  • As unidades de 60 Hz têm potência nominal de 737,0 MVA, fator de potência de 0,95 e peso de 3.242 toneladas.
  • Todas as unidades têm tensão nominal de 18 kV.
  • As turbinas são do tipo francis, com potência nominal de 715 MW e vazão nominal de 645 metros cúbicos por segundo.
  • Subestação
A subestação da usina é blindada em gás de hexafluoreto de enxofre (SF6), que permite uma grande compactação do projeto. Para cada grupo gerador existe um banco detransformadores monofásicos, elevando a tensão de 18 kV para 500 kV.
  • Vazão
A vazão máxima do vertedouro de Itaipu (62,2 mil metros cúbicos por segundo) corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu.
A vazão de duas turbinas de Itaipu (700 metros cúbicos de água por segundo cada), corresponde a toda a vazão média das Cataratas (1500 metros cúbicos por segundo).
  • O reservatório

A usina mais potente no Brasil, depois de Itaipu, Tucuruí, tem capacidade instalada de 8.370 MW, mas houve necessidade de inundar uma área de 2.430 quilômetros quadrados. Itaipu é beneficiada por ser a última usina da Bacia do Rio Paraná classificada como a fio d’
água, isto é, utiliza toda a água que chega ao reservatório, mantendo uma reserva mínima para garantir a operacionalidade.Embora seja apenas o sétimo do Brasil em tamanho, o reservatório de Itaipu tem o maior aproveitamento em relação à área inundada. Para apotência instalada de 14.000 MW, foram alagados 1.350quilômetrosquadrados. Os reservatórios das usinas deSobradinhoTucuruíPorto PrimaveraBalbinaSerra da Mesa eFurnas são maiores do que o Itaipu, mas todos perdem na relação área inundada/capacidade instalada.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CATARATAS DO IGUAÇÚ

http://euemeumedo.blogspot.com.br/2011/08/espetacular-cataratas-do-iguacu-em-3d.html ACESSO EM 29/08/12

5 razões para conhecer as Cataratas do Iguaçu:

1 – São 275 quedas d’água “funcionando” ao mesmo tempo. Poucas coisas no mundo podem ser mais espetaculares do que isso.

2 – Você vai poder dizer que viu de perto a Garganta do Diabo (ou a Garganta del Diablo, dependendo de onde você estiver), uma queda em forma de U com 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento. Essa é a catarata mais incrível de todas e marca a fronteira entre a Argentina e o Brasil.


A famosa Garganta do Diabo

3 – O passeio turístico Macuco Safari, que leva os turistas por uma trilha de 600 metros até a cachoeira batizada de Salto Macuco. No caminho, dá para observar a fauna e flora locais. Depois, é a hora de atravessar o cânion de barco e ficar embaixo de uma das quedas. Emoção pura!


Um dos trechos do passeio Macuco Safari

4 – Entre os passeios de aventura está o rafting, com dois quilômetros de águas revoltas para enfrentar.
 5 – Também é possível fazer rapel. Com um detalhe: os pés não tocam rochas ou encostas. São 55 metros de quase queda livre e uma vista de tirar o fôlego.

 http://www.colheradacultural.com.br/viagem/category/destinos/nacional/cataratas-do-iguacu/ ACESSO EM 29/08/12



terça-feira, 28 de agosto de 2012

SENTIMENTOS AO EXTREMO

http://docesilencioo.blogspot.com.br/2012/02/introspeccao.html ACESSO 28/08/12

PARA FALAR DE SENTIMENTOS NADA MELHOR DO QUE TRABALHAR EMOÇÕES. ESSE É O OBJETIVO DA AULA SOBRE SENTIMENTOS: CLIPES, DEPOIMENTOS E MUITA EMOÇÃO COM MUSICAS DAS BANDAS ROSA DE SARON E CATEDRAL. ALGUNS TÍTULOS USADOS NA AULA: MENOS DE UM SEGUNDO, DO ALTO DA PEDRA, FOLHAS NO CHÃO, SEM VOCÊ; RARA CALMA DO ROSA DE SARON E OQUE NÃO SE PODE EXPLICAR AOS NORMAIS, EU AMO MAIS VOCÊ DO CATEDRAL.

ALÉM DOS ALUNOS; ALGUNS PROFESSORES TAMBÉM TIVERAM OPORTUNIDADES DE ASSISTIR A ESSA AULA, E DESFRUTAR MOMENTOS DE REFLEXÃO E INTROSPECÇÃO CONVERSANDO COM SIGO MESMO.

AGORA LANÇO UM DESAFIO: QUE TAL VOCÊ QUE ASSISTIU A ESSA AULA, PARTILHAR SUAS IMPRESSÕES SOBRE O QUE SENTIU!

UM ABRAÇO DO PROF. MARCIO

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ASTECAS


Introdução

Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México
 entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante
 cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos,
 próxima do lago Texcoco.

Sociedade asteca

A sociedade era hierarquizada (dividida em camadas bem definidas) 
e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era
 também formada por sacerdotes e chefes militares. Os
 camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande 
parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era 
obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, 
quando este os convocava para trabalhos em obras públicas
 (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).

Montezuma

Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI),
 o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 
500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. 
O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões
 espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram
 grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos,
 ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas
 minas de ouro e prata da região.

Agricultura

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo 
obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde 
plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes
 de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Artes, religião e arte asteca

O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos,
 objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era 
politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, 
Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente
 Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos.
O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas.
 Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.

Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para 
cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados 
em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, 
que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes.

ACESSO EM 23\08\2012.


http://professorsimaohenrique.blogspot.com.br/2012/08/astecas.html  ACESSO EM 23\08\2012.