A Dança Resgatando Valores
Ao conhecer através do filme, "Vem Dançar (Take the Lead)" a história de Pierre Dulaine*, um professor norte-americano de dança é que se percebe o quanto pessoas com atitude e coragem provocam mudanças.
Sua história se transformou em filme, e tem no papel do professor, Antonio Banderas.
Pierre Dulaine certa vez se deparou com um garoto de um subúrbio americano depredando um carro em frente a uma escola. Ao conversar com esse garoto, sentiu o desejo de fazer algo. A isso chamamos de 'trabalhar com amor. É a mais bela forma de Inclusão Social. Tomou coragem e, como professor de dança de salão, resolveu levar essa arte aos alunos de um colégio público.
Sua história se transformou em filme, e tem no papel do professor, Antonio Banderas.
Pierre Dulaine e Antônio Banderas
Com muito sacrifício o correndo riscos (teve sua bicicleta roubada logo na primeira aula), Dulaine conseguiu focar a atenção de seus alunos na dança de salão. Muito mais do que isso, com a dança, conseguiu fazer esses jovens acreditarem em si, através de algunsvalores pregados por Dulaine aos próprios pais:
- Numa dança, o homem conduz os passos, a mulher é apenas conduzida;
- Uma mulher somente vai se deixar ser conduzida por um homem em quem confia, com o medo de "cair" no chao; assim, a mulher apenas se entrega a quem merece a confiança dela;
- Ao ter nas mãos a responsabilidade de conduzir uma mulher, um homem aprende a tratá-la com certas "delicadezas" necessárias para a dança: o modo de pegar na mão, o modo como segura o corpo; assim aprende a respeitar uma mulher como alguém sensivel;
O professor Dulaine conseguiu resgatar através de seus exemplos, nesses jovens pobres, a confiança em si, a ponto de fazer um aluno seu trocar um assalto a uma papelaria pelo campeonato de dança no qual todos os alunos estavam inscritos.
"Isadora Duncan tem uma frase com a qual eu me identifico muito: 'A dança é a melhor forma de governo'. Mas, também, concordo com Garaudy quando diz: 'Não precisa se viver a vida, e sim se dançar a vida.' Ao dançar o Ser Humano se reencontra com sua mais profunda essência. A sua Alma.
Dançar mudou a minha vida inteira! Com muito trabalho duro agradável que me deu tudo que eu sonhei. De ser muito tímido. Eu estava confiante, o meu sotaque não importava mais para mim, aprendi a ficar de pé reto e agitar as mãos com uma atitude positiva que recebeu atenção. Eu me tornei o campeão dos meus sonhos. (Pierre Dulaine)
Viva, Dance, e seja muito Feliz!!!
*Biografia:
Pierre Dulaine nasceu em Jaffa, na Palestina em 1944. Seu pai irlandês estava servindo o Exército britânico na Palestina, sua mãe faz parte francês e parte palestina. Em 1948 seus pais tiveram que fugir dos problemas de deixar suas casas para trás, para a criação do estado de Israel. Após oito meses de perambulando primeiro em Chipre, em seguida, na Inglaterra e na Irlanda, a família Pierre resolvidas em Amã, na Jordânia. Crescer em Amã, PierreEgypt e do Canal de Suez, os pais de Pierre tiveram que fugir novamente, deixando tudo para trás. Com uma passagem em Beirute a família reassentada em Birmingham, Inglaterra, onde um ano mais tarde, aos 14 anos, Pierre começou sua carreira dançando, aprendeu a falar francês na escola, na rua árabe e Inglês em casa.
Atualmente seu trabalho engloba o método Dulaine. A filosofia de ensino Dulaine é de fora para dentro versus fora para dentro, não é apenas sobre o ensino da dança, é sobre o ensino orgulho, confiança e respeito. Nós tomamos a dança que é inerente 'organismos estudantes e ajudá-los a trazê-lo para fora, não forçá-lo e, sim, permitindo aos estudantes aumentar a sua auto-estima como eles aprendem.
http://recriandomeumundo.blogspot.com.br/2010/08/danca-resgatando-valores.html - ACESSO EM 11/10/12
Nenhum comentário:
Postar um comentário