OP-ART – A ARTE COM ILUSÕES DE ÓTICAS
A expressão op-art é uma contração do termo em inglês optical art que significa “arte óptica”. as obras no estilo op-art devem passar a impressão constante movimento a quem a vê, outra característica do estilo op-art é sua constante transformação que é possível ser notada quando a pessoa muda de posição ao observar a obra de arte.
HISTÓRIA DA OP-ART
O termo op-art foi usado pela primeira vez através da Time Magazine em 1964. Uma das obras publicadas foi Zebra, consideradas uma das primeiras obras de op-art, composta apenas de listras, mas suas curvas dão a impressão de efeito tridimensional.
Um ano depois foi realizada em Nova Iorque a exposição The Responsive Eye (O Olho que Responde), a primeira grande exposição composta inteiramente por obras de op-art, nesta exposição foram reunidos trabalhos dos principais nomes do estilo.
Após esta exposição “The Responsive Eye” várias imagens de op-art foram usadas com contextos comerciais, algumas obras se transforaram em estampas de tecido que caíram no gosto popular, tudo devido ao op-arte ser um movimento com o foco nas arte gráfica.
PRINCIPAIS NOMES DA OP-ART
- Victor Vasarely
- Alexander Calder
- Maurits Cornelis Escher
- Jesus Rafael Soto
- Gregorio Vardanega
- Bridget Riley
- Martha Boto
- Sol LeWitt
- Antonio Asis
- Lino Tagliapietra
- Richard Anuszkiewicz
- Youri Messen-Jaschin
- Ivan Serpa
- Hedda Sterne
Nenhum comentário:
Postar um comentário