Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 07 - UM GRANDE PESQUISADOR - 3° ANO

Biografia e linha de pensamento filosófico 
Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperadorAlexandre, o Grande, da Macedônia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais. Seus estudos filosóficos baseavam-se em experimentações para comprovar fenômenos da natureza.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia,  metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

Pensamento de Aristóteles sobre a educação:
"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles (D.L. 5, 18).

22 comentários:

  1. Quer nos mostrar que quanto mais lutarmos pelos nossos sonhos, mais batalharmos melhor vai ser o sabor da vitoria,ou seja, nada melhor do que sentir o gosto doce da vitoria.

    Sabrina Aparecida Hafemann

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes ninguém gosta de estudar por esse motivo desta frase, mas acredito que é necessário, pois no futuro colher os belos frutos.

    Tiago Jasroczinski

    ResponderExcluir
  3. Tudo na vida tem raizes enclusive a educação, mas muitas vezes essas raizes são amargas e necessárias para o conhecimento.

    Lucas Hafemann

    ResponderExcluir
  4. Joice Bettoni

    Desde quando a educação teve importacia? Desde sempre, pois o que seria de nós sem um pouco dela? Nada!
    Ela nos fortalece, nos guia...nos conduz ao caminho concerteza bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  5. Bruna Schneider

    Mesmo que a educação tenha raizes amargas, é dela que conseguimos se tornar uma pessoa pronta para enfrentar e guiar nossos caminhos.Por isso devemos lutar pelo nosso objetivo e fazer dela uma vitória.

    ResponderExcluir
  6. Se cada pessoa colocar seus objetivos em pratica todos podem se considerar um vitorioso.Sonhar com algo e fazer isso acontecer sempre vai depender da força de vontade de cada um.


    JESTICA PAULY

    ResponderExcluir
  7. Conserteza que as raízes da educação sempre serão meio amargas, pois assim saberemos dar valor a ela e a sermos pessoas de bem.

    Jaqueline Jaroczinski

    ResponderExcluir
  8. Para conquistar seus sonhos a luta é necessaria e não a como fugir dela, porem depois de vencida tras grandes beneficios

    Tamires Kreutzfeld

    ResponderExcluir
  9. Aliane Besen

    Tudo na vida vem de uma geração passada que sempre tem uma ma recordação principalmente a educação por isso cuide de sua familia e de sua vida de valor a tudo o que voce aprendeu na vida cultive suas raises

    ResponderExcluir
  10. Para muitos estudar é uma obrigação, mas eles não sabem o valor que o estudo terá no futuro.

    Beatriz Gasda

    ResponderExcluir
  11. Aristotoles foi um grande pensador que tinha sua filosofia voltada na natureza e na educação, ele criticava que a educação por um lado era ruim mas pelo outro que era fundamenal para um grande planejamento de vida.

    ResponderExcluir
  12. De fato, um problema de hoje é a educação. Parece que as pessoas perderam o interesse por terem educação, por serem ensinadas. Mal sabem elas que a educação não é recebida somente em casa ou na escola como pensam. "Para seu azar", nós somos capazes de aprender coisas novas todos os dias sobre vários assuntos, sobre a vida, sobre o mundo, sobre tudo. E não temos ideia da quantidade de informação que o nosso cérebro é capaz de absorver em um único segundo. Então basicamente, nunca paramos de aprender. E acredite, podemos até achar que nunca iremos usar o conhecimento sobre um determinado assunto para nada, e talvez seja isso mesmo, mas o fato de sabermos sobre esse assunto já é suficientemente importante, não interessa o peso que ele terá em nossa vida. Enfim, dê vale à educação que você recebe, e também à que você não nota que recebe, ela pode vir a fazer muita diferença, ou nenhuma, tanto faz.

    - Celina Ení Reinkavieski

    ResponderExcluir
  13. pra tudo se precisa estudo, mais o melhor e o necessario é a educação.

    Djony Santos.

    ResponderExcluir
  14. As raízes amargas da educação são as dificuldades que se encontra no caminho quando se estuda.Essas raizes amargas são fundamentais para o aprendizado, e é claro que quem estuda futuramente colherá os belos frutos doces.

    Letícia Wroblewski

    ResponderExcluir
  15. As raizes amargas para mim nao passam de obstaculos que temos que enfrentar para que no futuro proximo demos valor ao estudo.


    Rodrigo Fritzke

    ResponderExcluir
  16. Para conquistamos algo na vida, concerteza precisaremos de muito estudo , por isso devemos lutar sempre para garantir um bom futuro.

    Daniane Zapelini

    ResponderExcluir
  17. Estudar e aprender as vezes é complicado,sempre tera dificuldades, mas temos que nos esforçar muito se queremos ser alguém no futuro e também no presente, por isso tudo vale o esforço para colher o que plantamos.

    Mariane Heise

    ResponderExcluir
  18. muitas vezes estudar e entender é complicado pois de fato o ser humano passa por dificuldades durante gerações,por isso cada sentimento é unico e tudo que plantamos de ruim um dia colhemos.



    by Benicia luana ribeiro

    ResponderExcluir
  19. estudar é tentar entender as dificuldades da vida as vezes é complicado mas faz parte da nossa vida o esforço e dedicação esta ligado a nós pois fruos que plantamos num futuro proxímo colheremos.

    by Benicia luan ribeiro

    ResponderExcluir
  20. estudamos para um dia solucianar os nosso problemas sozinhos, a vida oferece esforço, dedicação, mas vale apena viver

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião, as pessoas devem entender o estudo das dificuldades de nossas vidas devemos compreender nossos erros e acertos.

    By: Cristian Lucas Kupas

    ResponderExcluir
  22. estudamos para um dia solucianar os nosso problemas sozinhos, a vida oferece esforço, dedicação, mas vale apena viver

    Valmir de sousa

    ResponderExcluir