Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ATIVIDADE 02 - BEM VINDO A FILOSOFIA - 3º ANO


Considerada indispensável ao currículo do Ensino Médio, a Filosofia e a Sociologia foram aprovadas, em julho de 2006, pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE), como disciplinas obrigatórias no currículo do Ensino Médio.
Tal exigência se deu devido à percepção que educadores tiveram ao constatar os benefícios que a disciplina oferece aos alunos que trabalham com ela.
A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal.
O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada. O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de idéias e autores.
Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta. Recomenda-se a priorização de práticas que favoreça a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.
Por Elen Cristine

25 comentários:

  1. Joice Bettoni

    Filosofia é concerteza o estudo de problemas relacionados ao conhecimento, a verdade.
    Ela já faz a sua parte na sociedade e tem um papel fundamental como uma das disciplinas escolares.

    ResponderExcluir
  2. Benicia


    Filosofia e sociologia são duas disciplinas muito importantes para o nosso aprendizado e para o nosso cotidiano é uma forma de pensarmos diferente e de perceber o que elas nos proporcionan como a reflexão da nossa vida e dos nossos sentimentos.
    é atraves deles que o ser humano pode adquirir um pensamento critico da sua vida ou seja resolver problemas do nosso dia-a-dia utilizando pensamentos positivos.

    ResponderExcluir
  3. filosofia uma matéria que nos leva a tirar o suprasumo dos conhecimentos,fas a gente pensar profundamente e nos ensina a se espresar d uma forma mais conpreensiva. uma matéria tão indispensavel hoje em dia nas escolas .pelo menos alguma coisa eu aprendi na filosofia,fraze de socrátes; só sei que nada sei........

    by andressa

    ResponderExcluir
  4. A filosofia se tornou indispensavel pois o estudo dela
    nos faz enternder que temos capacidade de aprender que não é decorando que se aprende mais sim entendendo tudo oque se le e se estuda,somos capazes de crecer com este conhecimento e mudar certas opinioes que não nos deixam "amadurecer".

    By:Tairine Engel

    ResponderExcluir
  5. Filosofia
    Filosofia é um conjunto de estudos na qual reflete o que as pessoas são, o que a sociedade nos propoem para o nosso bem estar. Mas claro estuda o meio social em geral.

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia, com toda a tecnologia que rola solta pelo mundo, a qual a maioria das pessoas tem acesso, perdeu-se um pouco a capacidade de interpretação, afinal se digitarmos a palavra-chave correta, todo a informação que precisarmos estará ali, a um ctrl+c/ctrl+v de distância, sem precisarmos revirar páginas e páginas de livros atrás de um único assunto para depois ainda lê-lo e tentar compreender o que está escrito.
    Aí entra a filosofia. Para mim uma das coisas mais importantes que podemos ter e que está extremamente em falta hoje é a opinião própria, pois por mais que as pessoas possam pensar "parecido", sempre discordarão em algum ponto.
    Possa estar me equivocando agora, mas eu acho que na filosofia você nunca está errado, pois ela é representada pela forma como VOCÊ enxerga o mundo. Claro, existem os grandes filósofos da antiguidade, que foram e continuam sendo um exemplo a ser seguido, mas acima disso está a sua própria opinião, que vale mais por ter vindo com esforço, não do resumo de versos prontos de grandes autores. A filosofia é capaz de respeitar e ouvir nossas opiniões de uma forma que nenhuma outra disciplina faz, exatamente por não ser uma ciência exata com resultados prontos como as outras, e é por isso que eu a admiro.

    - Celina

    ResponderExcluir
  7. A filosofia entre si ajuda em muitas coisas, esforço, refletir, explicar e a sabedoria. A filosofia também entende os preconceitos e convenções sociais, e relembra os antigos filósofos.

    By Kupas

    ResponderExcluir
  8. A filosofia é uma matéria muito importante na vida dos alunos, pois ela dá a oportunidade de todos aprenderem a pensar de uma forma única, sem querer ficar copiando ou imitando alguém. Se for analisar bem, quase tudo envolve filosofia, porque todos temos que pensar e analisar muito bem cada coisa antes de tomar qualquer decisão. Está matéria tem uma vantagem que é a de livre expressão, ou seja, não existe um padrão a seguir. Vale lembrar que a tecnologia nos ajuda nos meios de pesquisa, mas que para saber aproveitá-la, é preciso filosofar na hora da utilização do mesmo.

    By Tassi

    ResponderExcluir
  9. Filosofia é uma arte !
    E isso na escola é essencial, pois somos todos jovens aprendendo algo novo e tendo pensamentos positivos e concientes.
    Nós estamos fazendo um futuro melhor filosofando, pensando no que é melhor para todos, para uma geração. Vamos fazer ARTE!

    Beatriz Gasda

    ResponderExcluir
  10. A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado pelos conteúdos e pela função que exerce na cultura, é essencial para dar uma explicação conclusiva e, para conseguir chegar em um certo ponto.

    Bruna Schneider

    ResponderExcluir
  11. A filosofia é uma matéria essencial, pois faz com que nós jovens aprendemos a ter o nosso próprio pensamento,faz a pensar mais e também a filosofar, refletir e criticar sobre as coisas da vida...

    Letícia Wroblewski

    ResponderExcluir
  12. Filosofia.

    Entendemos a filosofia como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão da filosofia decorre dos complexos trabalhos de pensadores que, ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que continuamente fazemos ao longo de nossa existência. Indagações sobre o conhecimento, sobre os valores, sobre a natureza, sobre a beleza, sobre o homem.
    Essas inquietações decorrem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Na busca dessa compreensão criamos novos significados, questionando e tecendo uma teia de relações cada vez mais abrangentes que nos indiquem respostas, mesmo que provisórias.
    Desta forma, o primeiro passo para a filosofia é a inquietação que conduz ao questionamento. O objeto da filosofia é a reflexão, o movimento do pensamento que nos permite recuar, nos distanciarmos dos fatos aparentemente banais para buscarmos seus fundamentos.

    Djony S.

    ResponderExcluir
  13. A filosofia é umas das materias bem essencias, não tanto na escola mais tambem em nossas vidas.Pois ela faz a gente ter a nossa propria oipião sobre o mundo a nosso redor.

    Daniane Zapelini

    ResponderExcluir
  14. A Filosofia é uma matéria importante para o aprendizado pois faz com que os alunos passem a pensar mais nos seus atos e o que é mais certo para sua vida com base em filosofias que pessoas muito inteligentes deixaram para nós.

    Maria Carolina Jarocinski

    ResponderExcluir
  15. A filosofia é importante na educação dos alunos, e também na vida de todas as pessoas, pois ela faz refletir, pensar, e ajuda a compreender a realidade, e também a reunir uma ordem determinada de conhecimentos, onde ela tem um estudo geral sobre a natureza e todas as coisas em sua relação, que tenha haver com a sabedoria.

    Mariane Heise

    ResponderExcluir
  16. Filosofoi é algo muito importante na educação de um aluno,pois ela mostra a nois a colocarmos nossas ideias em ação, a pensarmos mais na nossas realidade de vida.

    By:ayrton

    ResponderExcluir
  17. A filosofia entre si ajuda em muitas coisas, esforço, refletir, explicar e sabedoria. A filosofia também entende os preconceitos e convenções sociais e relembra os antigos filósofos.

    Cristian Lucas Kupas

    ResponderExcluir
  18. Filosofia você usa em todos os momentos da vida, você nem percebe mas você usa ela para o que você faz em algumas coisas e colocar ela em ação.

    Arlindo Alex Hafemann

    ResponderExcluir
  19. A filosofia está presente no nosso dia a dia, pois temos muito o que fazer em nossa vida, mas para tudo isso é preciso pensar antes de cometer qualquer erro, seja na sua casa ou na sociedade. Em geral a filosofia está presente até mesmo em nossa cultura, nosso jeito de viver nos deixando mais atualizado para nosso cotidiano.

    Aliane Bunkowski Besen

    ResponderExcluir
  20. Na filosofia entre toda a parte da cultura, religião, crença e outros temas relacionados. Na minha opinião, acho uma matéria interessante, pois nos deixa mais integrado com os acontecimentos, com o nosso passado e com toda a parte dos acontecimentos.

    Andréia Julliany Mader

    ResponderExcluir
  21. a filosofia è uma das disciplinas mais dificil de compreender, pois ela tenta responder perguntas, que jamais ouveram respostas, e que nos deixa por dentro dos pensamentos de grandes filosofos dos séculos passados

    Sabrina Aparecida Hafemann

    ResponderExcluir
  22. a filosofia se torna um conteudo interessante, pois além de nos levar ao passado,com seus grandes filosofos, faz com que a gente possa atribuir estes pensamentos ao nosso dia a dia, nos levando a refletir mais sobre a vida.

    Jaqueline Jaroczinski

    ResponderExcluir
  23. Filosofia é o estudo de problema fundamentais relacionados a existencia, a verdade, a todos os valores, a mente e a linguagem.


    Viviane Cristina Rainiack

    ResponderExcluir
  24. Filosofia estuda cultura, o lazer, os pensamentos dos antigos filosofos, isso nos mostra o quanto é importante nos dias de hoje, pois ela nos ensina o bem e muitas vezes não sabemos usa-las.

    Jéstica Pauly

    ResponderExcluir
  25. postagens encerradas! atividades corrigidas. recuperação até dia 1º de setembro.

    prof. marcio

    ResponderExcluir