Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 10 - VERDADE - 1° ANO


No início da história da Filosofia, os filósofos começaram a se perguntar sobre as mais diversas questões que permeiam o pensamento humano. Uma delas é sobre a verdade. O que é a Verdade?
Platão inaugura seu pensamento sobre a verdade afirmando: “Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são; falso aquele que as diz como não são”. É a partir daí que começou a se formar a problemática em torno da verdade.
No dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição de verdade:“Conformidade com o real”. Talvez merecesse um comentário mais amplo, a afirmação acima de Platão, mas partindo do conceito dado pelo dicionário pode-se chegar as seguintes conclusões: Não existe uma verdade cujo sujeito possa ser o seu detentor; a Filosofia chegou a distinguir cinco conceitos fundamentais da verdade: a verdade como correspondência, como revelação, como conformidade a uma regra, como coerência e como utilidade. Falar-se-á um pouco de cada uma.
A verdade como correspondência diz respeito à afirmação platônica que foi citado no inicio deste texto. É a verdade que garante a realidade, ou seja, o objeto falado é apresentado como ele é. Aristóteles diz que: “Negar aquilo que é, e afirmar aquilo que não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é verdade”. Essa definição de verdade é a mais antiga e divulgada.
A concepção de verdade, sob o aspecto da revelação, surge num tempo em que empirismo, metafísica e teologia apresentaram novas formas de se entender a realidade. Trata-se de uma verdade que sob a luz empirista se revelou ao homem por meio das sensações, e sob a perspectiva metafísica ou teológica mostrou o verdadeiro por meio de um Ser supremo, Deus, que evidencia a essência das coisas.
A conformidade apresenta uma verdade que se adapta a uma regra ou um conceito. E esta noção de conformidade foi usada pela primeira vez por Platão: “... tudo o que me parece de acordo com este, considero verdadeiro,...” e retornando a história, Santo Agostinho afirma: “existe, sobre a nossa mente, uma lei que se chama verdade”. Em suma, a verdade, no sentido da conformidade, deve-se adequar a uma regra ou conceito.
Já na metade do século XIX, surgiu no movimento idealista inglês, a noção de verdade como coerência. Essa idéia de coerência foi difundida pelo filósofo Bradley. Ele critica o mundo da experiência humana partindo da idéia de que “o princípio de que o que é contraditório, não pode ser real”, isso o fez aceitar que “a verdade é coerência perfeita”.
Por fim, achou-se o pressuposto de verdade como utilidade, formulada primeiramente por Nietzsche: “Verdadeiro não significa em geral senão o que é apto à conservação da humanidade. O que me deixa sem vida quando acredito nele não é a verdade para mim, é uma relação arbitrária e ilegítima do meu ser com as coisas externas”. A preocupação é que a verdade como utilidade seja algo que faça bem toda a humanidade. O que não é de práxis para a conservação do bem, podemos dizer que é verdade?
Toda essa investigação sobre a verdade limita muito esse tema. A verdade possui inúmeros significados, dependendo da pessoa que a defina. Ela continuará sendo uma das questões mais abordadas nestes últimos tempos.
Estamos em um mundo de grandes transformações. Muitas ideologias são nos apresentadas como verdades inquebrantáveis. Somos forçados a acreditar na mídia, na política e na manifestação religiosa. Isso acontece de uma maneira inconsciente.
O que nos libertará de toda essa prisão é nossa atitude como sujeitos formadores de consciência crítica. A questão é ir afundo sobre aquilo que nos é apresentado. Fugir do senso comum e criar opiniões próprias. Depende de você encarar isso como verdade.



http://minhafilosofia.blogspot.com/2007/01/o-que-verdade.html acesso em 19/09/2011

18 comentários:

  1. O que é a Verdade?

    Platão afirma Verdadeiro é o discurso que diz as coisas como são.
    No dicionário Aurélio encontra-se a seguinte definição de verdade, Conformidade com o real.
    a Filosofia chegou a distinguir cinco conceitos fundamentais da verdade: a verdade como correspondência, como revelação, como conformidade a uma regra, como coerência e como utilidade. Falar-se-á um pouco de cada uma.

    ResponderExcluir
  2. pedro gustavo dombrowicz20 de setembro de 2011 às 15:50

    e o discurso das coisas em que a definiçao e a comformidadecom a realidade de cada um.

    ResponderExcluir
  3. Bom,pra mim ,verdade é aquilo que é,aquilo que comprova, e tudo indica que verdadeiramente verdade,que não é mentira.
    ELISÉR ANGELA TRINDADE.

    ResponderExcluir
  4. Verdade...

    Sem explicações comuns, verdade é absolutamente aquilo que deve ser dito.
    Porque mentir se a verdade é o único e "verdadeiro" consentimento.
    Seria realmente necessário mentir???

    Aluna: Vanesa Alflen

    ResponderExcluir
  5. A "verdade" hoje em dia está tão banalizada que está perdendo seu valor, pois é mais fácil mentir do que contar a verdade.
    Parece que tudo gira ao contrário: que a mentira é mais vantajosa pois se lucra, como também o mal está ganhando do bem. Parece que o crime compensa, como vemos em certos filmes.
    Na verdade todos nós temos obrigação de falar a verdade.

    ResponderExcluir
  6. A Verdade é ao contrário da mentira se vc mente não fala a verdade,e c fala a verdade não mente. A verdade é aquilo que ocorreu, c vc dizer o q ñ aconteceu realmente então vc está mentindo. Mas ñ é certo dizer que seria bom c sempre fosse dito a verdade, pois a mentira às vezes é necessária para fazer o bem. Só q ñ é digno de um ser humano se corromper pela mentira.

    RAFAEL DE SOUZA

    ResponderExcluir
  7. Ana Beatriz...
    Bom para mim a verdade é a coisa mais importante,pois pior que seja sempre é a melhor saída,e se você mentir uma vez nem todas as pessoas vão acreditar em você depois.Então precisamos cuidar no que falamos.

    ResponderExcluir
  8. Daniele Campos...
    A verdade é a base de tudo acima de tudo, se você não fala a verdade poucas chances você vai ter na vida digamos que ser sincero ou falar a verdade é melhor.

    ResponderExcluir
  9. Tainara Carla Chaves Jaroczinski23 de setembro de 2011 às 08:26

    A verdade foi discutida em muito tempo, pois, cada um tinha uma definição para explicar melhor o que é verdade. Estamos num mundo em que todos falam o que querem e não temos a certeza se é verdade ou mentira, pois nem sabem mais direito o significado da palavra verdade.

    ResponderExcluir
  10. O que é verdade??
    Falar é muito fácil, mas por em prática é o díficil e ai você está a fim??
    Já desde os tempos passados isso é discutido, mas cheguei a conclusão segundo o texto verdade é eu expor minha opinião. Pra mim verdade é o que você crer, é a realidade do nosso mundo.

    by:Maiara Griboski

    ResponderExcluir
  11. Elisiane Gabriela Moser24 de setembro de 2011 às 11:25

    Verdade....
    Quando por exemplo, a gente faz algo de errado e não quer que saibam a verdade...mentimos...
    Mas será que depois que falarmos a verdade vão acreditar em nós?claro que não, pois se mentimos uma vez podemos mentir mais vezes e a mentira por mais dificil que seja, deve ser contada.

    ResponderExcluir
  12. É a sinceridade. Que existe realmente, é real. Aquilo que é verdadeiro. Verdade é aquilo que é,aquilo que comprova.

    ResponderExcluir
  13. Daniel Roberto de Souza24 de setembro de 2011 às 15:06

    Ser sincero, falar a verdade é a nossa obrigação, um respeito.

    ResponderExcluir
  14. Daniela Jaroczinski

    A verdade pode ser conceituada como nosso meio interior e inferior, pois samos dignos das palavras que saem em nossa boca,e que sejam a mais pura verdade para nao machucar a vida de alguem, e levá-la ao lado do mal.
    Será que mentir é pecar? se for todos nós somos pecadores, mas cada um tem as suas desculpas, que sejam por causas verdadeiras, ou uma brincadeira de mal gosto.

    ResponderExcluir
  15. A verdade é uma palavra que nós,pessoas,deviamos usar em nossas vidas.Não estou dizendo que ninguem conta a verdade,mas sim,se referindo que há mais mentiras do que a verdade.Seja para usa-la para o bem ou para o mal,para se dar bem em algo.

    Aline Redmerski

    ResponderExcluir
  16. Joziane Slometzki

    Verdade pode ser um assunto muito discutido pelos filósofos, mas a conhecida verdade para nós, é simplesmente a não mentir. Não inclua abobrinhas na verdade que você soube só para que uma outra pessoa se dê mal (vai que é fofoca)... além de ser errado, ganhará fama de mentiroso!

    ResponderExcluir
  17. Verdade- modo de ver a realidade de cada pessoa, a expressão e o jeito de expor a sua opinião.
    Afinal a verdade ainda existe???
    Tá dificil...

    ResponderExcluir
  18. Afinal o que realmente é verdade? Pois é, nesse mundo atual, com tantas ideologias, com uma grande pressão da mídia, é difícil saber realmente o que é verdade. Verdade deveria ser lei, só que ás vezes praticamente se torna mais fácil mentir do que falar a verdade. Realmente só a verdade deveria ser dita, assim diminuiria muito as discussões, brigas, e assim, se só a verdade fosse dita o mundo seria muito melhor.

    Luana Taline Schmitt

    ResponderExcluir