Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2011

ORIGEM DA FILOSOFIA

Pintura "A escola de Atenas", de Rafael.
Olá, caros amigos!

Hoje venho escrever para vocês sobre algumas perguntas que me fazem bastante sobre a filosofia: quando começou a existir a filosofia, de onde veio esse nome, quem foram os primeiros filósofos e assim por diante...

Bom, vou expressar um pouco da história começando explicando que a filosofia já existia mesmo antes do surgimento de seu nome.

Por Zeus, como assim?

Na verdade, o termo filosofia vai surgir na Antiga Grécia, mas a busca do homem pelo conhecimento e pela verdade é muito mais antiga do que se pensa. Desde quando o ser humano se perguntou “Quem sou eu, de onde venho e para onde vou?”, ele já estava praticando a filosofia, ou seja, já buscava respostas. Essa é uma característica marcante no filósofo: a busca por respostas.

Essa busca por respostas ultrapassou o tempo. Foram milhares e milhares de anos até que chegamos a uma personalidade da filosofia chamada Pitágoras.

Ihhh!!!! Acho que assustei a alguns de vocês, né? Não? Deixe-me relembrá-los (hihihihi): a soma do quadro dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. E agora?

Bom, Pitágoras e seus discípulos eram excelentes matemáticos. Acreditavam que compreendendo a lógica da aritmética, compreenderiam a lógica do universo e a lógica da vida. E não era só isso. Fala-se que os eles possuíam uma moral tão impecável que, ao andar narua, eram reconhecidos por sua forma de andar, vestir-se, tratar as pessoas e falar. E não de uma forma, como eu posso dizer para os dias atuais... já sei, uma forma burguesa, no sentido em dar valor ao formalismo. Não eram formalistas, mas possuíam uma forma, baseada na própria lógica do universo.

E alguém que pensasse como os pitagóricos pensavam , ou se comportasse como eles era até considerado sábio. , ao ser questionado Pitágoras de que se ele se considerava um sábio, ou em grego sophos, ele respondeu que não, mas era um philos-sophos, ou seja um amante da sabedoria. Pronto, está aí o surgimento da palavra Filosofia, que vem do grego philos (amigo, amante) + Sophia (sabedoria). O filósofo é aquele que ama a sabedoria, e, por amá-la, busca-a em tudo na vida. Em tudo mesmo, pois assim era a escola de Pitágoras, uma escola em que se estudava matemática, astronomia, arte, ginástica, dialética e tudo mais que era possível trazer a sabedoria para o homem. E assim foi também as várias escolas de filosofia que vieram posteriormente na Grécia Antiga e também assim era antes, em civilizações mais antigas como o Egito, a Índia, a Mesopotâmia e a China. Legal, né?

E é isso que é a Filosofia: essa busca constante por respostas e pela verdade, tudo isso por meio da ação, do sentimento e do pensamento, todos estes em conjunto.

Um abraço e até a próxima!



http://otaldafilosofia.blogspot.com/2009/08/as-origens-da-filosofia.html ACESSO EM 16/08/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário