A Lógica, pela nova classificação dos estudos humanos é um Título das Ciências Filosóficas dita ciência do raciocínio e como tal ensina a buscar o conhecimento de forma correta e, assim, estuda os procedimentos e as condições do pensamento correto e do conhecimento exato, Aristóteles a classificava simultaneamente como ciência e arte; sem dúvida, Voltaire concordava com ele definindo-a como “l’art de la raison juste”.
São dois os seus ramos: a lógica formal e a lógica matemática (alguns usam o termo “exata”). Evidentemente, vários são os filósofos que entram em devaneio classificatório, indo a considerações as mais simples embora racionais, para chegarem a conclusões senão redundantes, pelo menos, quase repetitivas.
Por outro lado, sendo o pensamento o processo ou conjunto de ações usado pelo homem para imaginar a verdade em si, evidentemente, deveria estar diretamente ligado à lógica, todavia, não nos parece que isto seja obedecido já que, vendo os mesmos fatos, pessoas distintas pensam coisas diversas que os levam, por vezes, até, a conclusões antagônicas...
http://br.groups.yahoo.com/group/ciencias2005/message/1167 ACESSO EM 29/08/2011
http://br.groups.yahoo.com/group/ciencias2005/message/1167 ACESSO EM 29/08/2011
Muitas vezes temos um pensamento mas esse pensamento pode estar errado e devemos pensar muito antes de falar e de julgar as pessoas.
ResponderExcluirTatiane Feiler
Devemos usar a razão como principal metodo para nossos pensamentos, antes de falar alguma coisa sobre algo ou alguém.
ResponderExcluirANDRÉ L. DE SOUZA
Quanto mais conhecimento temos, mais exato pensamos, e mais certos estamos.
ResponderExcluirSAMANTA TAÍS SCHERER
Ás vezes usamos nossos pensamentos, sem buscar uma razão, para falar sobre algo ou alguém, que as vezes nem conhecemos direito.
ResponderExcluirO importante seria, que todos buscassem algo que levassem á certificação de que esses "pensamentos"
não estão julgando o que não conhecemos.
Valdinéia Wilbert
O Conhecimento será algo que levaremos para vida toda, por isso temos que obter mais, e depois de ter certeza, coloca-lo em prática, sendo assim também com o nosso pensamento sobre os que estão á nossa volta.
ResponderExcluirLaira Feiler
Em nossa vida dependemos de todos eles para tudo, dependendo da ocasião vamos utilizalos de certa forma.Para mim o pensamneto é o mais importante porque antes de qualquer coisa se deve pensar antes de agir.
ResponderExcluirIvete Jaroczinski