Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 08 - O SENSO COMUM - 2º ANO

Senso Comum é definido como “conhecimento popular”. São opiniões e ou ideias advindas de culturas populares e de outras formas generalizadas de se pensar sobre determinados assuntos, sem buscar a verdade ou fatos que possam dizer se é ou não real. Sua origem está na cultura popular, como por exemplo, o famoso chá de arruda da vovó que nunca servirá diretamente para ajudar um osso fraturado a se recompor. Ou ainda, aquela velha e célebre frase que diz: “Ah! Mas Deus quis assim né!?!”. É um senso passivo, que nada questiona e que aceita tudo o que lhe é imposto como verdade. São pessoas que usam apenas uma fonte de informação.


http://www.osimplespensar.com/2011/04/25/qual-e-o-seu-senso/ ACESSO EM 19/09/2011


DÊ UM EXEMPLO DE SENSO COMUM QUE VOCÊ CONHECE.

6 comentários:

  1. É como o conhecimento empírico, não temos absoluta certeza de tal coisa, mas a nossa cabeça diz que é assim pelo que adquiriu de conhecimento com experiências próprias ou por seguir o que lhe foi dito.

    ANDRÉ DE SOUZA

    ResponderExcluir
  2. Sua semelhança com o conhecimento impírico nos faz analisar mais uma vez que todo tipo de conhecimento é útil,seja ele popular ou dado atravez do estudo.
    Juliana Stoinski

    ResponderExcluir
  3. O senso comum é totalmente diferente do conhecimento filosófio pois o senso comum não busca a verdade e a certeza.O senso comum apenas descreve e não tem uma investigação detalhada para buscar verdades profundas.

    Ivete Jaroczinski

    ResponderExcluir
  4. O senso comum é um senso que todos nós temos, diferente do conhecimento é o que temos em nós.

    Cleonice Cleice Jaroczinski

    ResponderExcluir
  5. Antes de seguir o senso comum, devemos buscar algo a mais, só uma informação pode vir a causar erros. Devemos sempre questionar antes de só aceitar.

    Samantha Ellen Betti

    ResponderExcluir
  6. Usar apenas uma fonte de informação é como querer errar, pois é imprudente da parte de uma pessoa não ter certeza e fazer alguma coisa baseada no senso comum.

    Samanta Taís

    ResponderExcluir