Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A RAZÃO - ATIVIDADE 09 - 1° ANO


Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões a partir de suposições oupremissas. É, entre outros, um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causa e efeito. A razão é particularmente associada à natureza humana, ao que é único e definidor do ser humano.
A razão permite identificar e operar conceitos em abstraçãoresolver problemas, encontrar coerência ou contradição entre eles e, assim, descartar ou formar novos conceitos, de uma forma ordenada e, geralmente, orientada para objectivos. Inclui raciocinar, apreender, compreender, ponderar e julgar, por vezes usada como sinónimo de inteligência.
Como uma forma de chegar a conclusões, é frequentemente contraposta não só com o modo como os animais não-humanos parecem tomar decisões, mas também com a tomada de decisões baseada na autoridade, na intuição, na emoção, na superstição ou na . A razão é considerada pelos racionalistas a forma mais fiável de descobrir o que é verdadeiro ou melhor. A forma exacta como a razão difere da emoção e tradição é controversa, dado que as três são consideradas potencialmente racionais, e, em simultâneo, pontencialmente em conflito com a razão.
A principal diferença entre a razão e outras formas de consciência está na explicação: o pensamento é tanto mais racional quanto mais conscientemente for pensado, de forma que possa ser expresso numa linguagem.

Os filósofos racionalistas opõem a razão à imaginação. Enquanto empregar a imaginação é representar os objetos segundo as qualidades secundárias - aquelas que são dadas aos sentidos -, empregar a razão é representar os objetos segundo as qualidades primárias - aquelas que são dadas à razão.
A etimologia do termo vem do latim rationem, que significa cálculocontamedidaregra, derivado de ratio, particípio passado de reor, ou seja, determinoestabeleço, e portanto julgoestimo.[1] É a faculdade do homem de julgar[2], a faculdade de raciocinar, compreender, ponderar[3].
Empregada em filosofia, a palavra razão comporta vários significados:
A razão como característica da condição humana, quando se define o homem, por exemplo, como animal racional, ou se diz que alguém está no uso da razão ou a perdeu;
Princípio ou fundamento, a razão pela qual as coisas são como são ou ocorrem os fatos desta ou daquela maneira.
A razão não é uma instância transcendente, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desdobra ou realiza ao longo do tempo. Dir-se-ia que, assim como o homem é a história do homem, a razão é a história da razão.
Zenão de Eléia, identificando a razão com o ser e admitindo que o princípio de identidade, formalmente entendido, é o princípio fundamental da razão, argumenta para provar que o movimento e a pluralidade, envolvendo contradição, são irracionais e, portanto, irreais, meras ilusões dos sentidos.
A razão, entendida como diálogo, não tem um conteúdo eventual, mas permanente, o conhecimento de si mesma e das essências das coisas, do universal. A razão socrática é o método que permite, pelo diálogo, proposição da tese, crítica da tese ou antítese, chegar à síntese, a essência descoberta em comum, ao termo da controvérsia.
É na filosofia de Hegel que se encontra a primeira tentativa de introduzir a razão na história.

17 comentários:

  1. A Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões. Dar Razão a alguém. Apoiá-lo nas suas palavras, nos seus atos e sentimentos. Acredita que está certo.
    Raciocínio, pensamento, opinião. A relação existente entre grandeza da mesma espécie.

    ResponderExcluir
  2. Bom,a Razão pode ser dizer que é algo que você permite chegar em suas conclusões,decisões,objetivos.
    Ter Razão em tudo que você faz,ou que,queira fazer algo ainda,com positividade,com a certeza que tem que ser desse jeito.
    Podendo,claro,dar suas opiniões,sendo até que seja só a sua Razão.

    Aline Redmerski.

    ResponderExcluir
  3. Daniela Jaroczinski

    A razão pode ser um sentimento ou então uma suposição em nossa vida que define nossas qualidades, e o modo de viver com as outras pessoas. Antes de querermos dar a nossa razão como se fosse serta e imediata, devemos pensar e refletir, pois muitas vezes estamos erados e não nos convencemos.
    Sem a razão não vivemos, todos nós queremos te-la, para opinar e chegar a seus obejetivos, então mantenha e de a sua razão e escute a dos outros, para refletir!..

    ResponderExcluir
  4. a razão é um sentimento que todas as pessoas tem com o objetivo de tirar suas conclusões.
    um dos meios pelo qual os seres racionais propõem razões ou explicações para causas.
    A principal diferença entre a razão e outras formas de consciência está na explicação: o pensamento é tanto mais racional quanto mais conscientemente for pensado, de forma que possa ser explicadas

    ResponderExcluir
  5. razão é aquilo que todos nós temos queter pois se vc perde a razão vc perde direitos porque a razão é uma aprte fundamental para a pessoa fazer suas escolhas mas as escolhas eradas são escolhas de pessoas que não usarão a razão para escolher
    rafael besen

    ResponderExcluir
  6. pedro gustavo dombrowicz20 de setembro de 2011 às 15:43

    e uma parte de cada um que temos que ter para melhor fazer nossas escolhas

    ResponderExcluir
  7. Bom,em relação a isso ,a razão digamos seja algo que como um sentimento de vitória ,´´tipo mesmo que...vou sitar um exemplo; mesmo em uma discussão entre amigas você sempre tem que ter a
    razão mesmo que não tenha,sempre esta certa.
    ELISER ANGELA TRINDADE.

    ResponderExcluir
  8. A razão é o q o homem pensa que é o coerente com com o que pensa que pode agir. É o que a sua cabeça define o certo ou o errado, seguro ou inseguro, bom ou ruim.

    RAFAEL DE SOUZA

    ResponderExcluir
  9. Daniele Campos...
    A razão é a capacidade do ser humano permitir a chegar a suas conclusões.

    ResponderExcluir
  10. Ana Beatriz...
    A razão é a capacidade da mente humana, e também permite identificar e operar conceitos em abstração, encontrar coerência ou contradição entre eles e assim formar novas opiniões.

    ResponderExcluir
  11. Razão, quantos significados tem essa palavra??
    os mais óbvio de todos é que eu tenho razão no que eu estou falando. muitas vezes dizemos ou ouvimos os outros dizer você tem razão, mas afinal o que é issoi que eu tanto falo??
    razão pra mim é um motivo para viver.

    by: Maiara Griboski

    ResponderExcluir
  12. Elisiane Gabriela Moser24 de setembro de 2011 às 12:08

    Afinal, o que é razão?
    capacidade pela mente humana, ou seja, permite chegar as suas conclusões.
    Razão não quer dizer somente pensar, mas pensar de forma organizada e esclarecida. Sem contradições, nem grandes emoções, é um grande motivo para viver.

    ResponderExcluir
  13. Razão é o que permite chegar nas nossas conclusões, é a capacidade da mente humana.
    É ter razão no que eu falo.

    ResponderExcluir
  14. Daniel Roberto de Souza24 de setembro de 2011 às 14:38

    Razão é a capacidade da mente humana que permite chegar a conclusões.É o que a sua cabeça define o certo ou o errado.

    ResponderExcluir
  15. Joziane Slometzki

    Razão pode-se dizer que todos possuem; é só você chegar a ter certeza de algo que você terá, e irá tentar convenser a outra pessoa daquilo que você tem razão. E também pode ser visto como um 'lado' da verdade, pois você só irá ter uma conclusão quando saber, fazer uma pesquisa, ter uma certeza.

    ResponderExcluir
  16. Dois sentimentos que se juntam para comfirmar algo ou apenas ter a razão da coisa.
    É o que achamos que é certo ou errado.

    ResponderExcluir
  17. A razão já está na natureza do ser humano, a razão nos abre portas para o conhecimento e nos permite fazer muitas coisas, como resolver problemas. Agora pare pra pensar e veja como são as coisas quando não raciocinamos, agimos sem pensar e sem compreender, e acabamos errando muito. Por isso ser ou não racional é uma questão de inteligência. Assim, cheguei a conclusão que tudo tem uma razão.

    Luana Taline Schmitt

    ResponderExcluir