Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 07 - CONHECIMENTO FILOSÓFICO - 2º ANO

PLATÃO
Mais ligado à construção de ideias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico dá prioridade ao seu olhar sobre a condição humana.
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo.

Tendo o homem como tema permanente de suas considerações, o filosofar pressupõe a existência de um dado determinado sobre o qual reflectir, por isso apoia-se n

as ciências. Mas a sua aspiração
 
ultrapassa o dado científico, já que a essência do conhecimento filosófico é a busca do “saber” e não sua posse. Tratando de compreender a realidade dos problemas mais gerais do homem e sua presença no universo, a Filosofia interroga o próprio saber e transforma-o em problema. É, sobretudo, especulativa, no sentido de que suas conclusões carecem de prova material da realidade. Mas, embora a concepção filosófica não ofereça soluções definitivas para numerosas questões formuladas pela mente, ela traduz em ideologia. E como tal influi directamente na vida concreta do ser humano, orientando sua actividade prática e intelectual.
A filosofia encontra-se sempre à procura do que é mais geral, interessando-se pela formulação de uma concepção unificada do universo. Para tanto, procura responder às grandes indagações do espírito humano, buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.

4 comentários:

  1. O conhecimento filosófico é o que todo mundo deve buscar antes de querer afirmar alguma coisa sem que tenha certeza. Deve-se "filosofar", ou melhor, pensar muito bem e tirar a conclusão certa para se dizer "certo", não ter em mente só o que acha que pode ser a realidade.

    ANDRÉ DE SOUZA

    ResponderExcluir
  2. Conhecimento filosófico é buscar as verdades do mundo em que vivemos para filosofar melhor.É buscar ideias e conceitos para ultrapassar os limites da ciência.

    Ivete Jaroczinski

    ResponderExcluir
  3. Devemos unir o conhecimento filosófico ao conhecimento científico, assim pensamos corretamente e temos mais certeza do que pensamos.

    Samantha Ellen Betti.

    ResponderExcluir
  4. O conhecimento filosófico, junto com o conhecimento científico são as principais fontes de informação que devemos buscar.

    Samanta Taís

    ResponderExcluir