Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADE 05 - CONHECIMENTO, PENSAMENTO E LÓGICA - 2° ANO


A Lógica, pela nova classificação dos estudos humanos é um Título das Ciências Filosóficas dita ciência do raciocínio e como tal ensina a buscar o conhecimento de forma correta e, assim, estuda os procedimentos e as condições do pensamento correto e do conhecimento exato, Aristóteles a classificava simultaneamente como ciência e arte; sem dúvida, Voltaire concordava com ele definindo-a como “l’art de la raison juste”.
São dois os seus ramos: a lógica formal e a lógica matemática (alguns usam o termo “exata”). Evidentemente, vários são os filósofos que entram em devaneio classificatório, indo a considerações as mais simples embora racionais, para chegarem a conclusões senão redundantes, pelo menos, quase repetitivas.
Por outro lado, sendo o pensamento o processo ou conjunto de ações usado pelo homem para imaginar a verdade em si, evidentemente, deveria estar diretamente ligado à lógica, todavia, não nos parece que isto seja obedecido já que, vendo os mesmos fatos, pessoas distintas pensam coisas diversas que os levam, por vezes, até, a conclusões antagônicas...


http://br.groups.yahoo.com/group/ciencias2005/message/1167 ACESSO EM 29/08/2011

6 comentários:

  1. Muitas vezes temos um pensamento mas esse pensamento pode estar errado e devemos pensar muito antes de falar e de julgar as pessoas.

    Tatiane Feiler

    ResponderExcluir
  2. Devemos usar a razão como principal metodo para nossos pensamentos, antes de falar alguma coisa sobre algo ou alguém.

    ANDRÉ L. DE SOUZA

    ResponderExcluir
  3. Quanto mais conhecimento temos, mais exato pensamos, e mais certos estamos.

    SAMANTA TAÍS SCHERER

    ResponderExcluir
  4. Ás vezes usamos nossos pensamentos, sem buscar uma razão, para falar sobre algo ou alguém, que as vezes nem conhecemos direito.
    O importante seria, que todos buscassem algo que levassem á certificação de que esses "pensamentos"
    não estão julgando o que não conhecemos.

    Valdinéia Wilbert

    ResponderExcluir
  5. O Conhecimento será algo que levaremos para vida toda, por isso temos que obter mais, e depois de ter certeza, coloca-lo em prática, sendo assim também com o nosso pensamento sobre os que estão á nossa volta.

    Laira Feiler

    ResponderExcluir
  6. Em nossa vida dependemos de todos eles para tudo, dependendo da ocasião vamos utilizalos de certa forma.Para mim o pensamneto é o mais importante porque antes de qualquer coisa se deve pensar antes de agir.

    Ivete Jaroczinski

    ResponderExcluir