Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CORES

Tudo sobre cor.


O disco cromático.
Lembrem-se de que o disco cromático não é um instrumento científico. As cores mostradas não são puras e servem apenas como um referencial. O disco pode ser feito com qualquer material: lápis de cor, aquarela, óleo ou pastel. Mas as cores pintadas nunca terão a pureza do espectro cromático, como num arco-íris. 

Toda cor possui três características: matiz, tom e intensidade.

Matiz é a característica que define e distingue um cor. Vermelho, verde ou azul, por exemplo, são matizes.  Para se mudar o matiz de uma cor, acrescenta-se a ela outro matiz.

Tom refere-se à maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Quando se adiciona preto a determinado matiz, este se torna gradualmente mais escuro e essas gradações são chamadas escalas tonais. Para se obterem escalas tonais mais claras, acrescenta-se branco.

Intensidade diz respeito ao brilho da cor. Um matiz de intensidade alta ou forte é vívido e saturado, enquanto o de intensidade baixa ou fraca caracteriza cores apagadas ou pastel. O disco de cores mostra que o amarelo tem intensidade alta, enquanto a do violeta é baixa. O termo "apagado" utilizado nesse sentido, não significa mortiço ou sem graça, apenas o contrário de "vívido" ou "intenso".


Cores primárias são as que não podem ser obtidas a partir de outras: vermelho, amarelo e azul. Quando você fizer o seu disco de cores, pinte primeiro as três primárias nas posições indicadas acima (1º círculo).

Cores secundárias são aquelas obtidas pela mistura de duas cores primárias. O laranja por exemplo, vam da mistura do amarelo e vermelho; o verde, do amarelo e azul; o violeta, do vermelho e zul. Acrescente as cores secundárias ao seu disco, como no 2º círculo acima.

Cores complementares são as que se encontram em oposição no disco de cores. Note que uma cor primária é sempre complementada por uma cor secundária.

Cores terciárias são as obtidas pela mistura de uma primária com uma ou mais cores secundárias. Coloque-as também no disco, conforme modelo acima.

Temperatura designa a capacidade que têm as cores de parecer quentes ou frias. Quando se divide o disco cromático ao meio, com uma linha vertical cortando o amarelo e o violeta, nota-se que os vermelhos e laranjas do lado esquerdo são quentes e vibrantes. Por outro lado, os verdes e azuis do lado direito são cores frias e transmitem uma sensação de tranquilidade.
O amarelo que aparece ao lado das cores quentes também é quente. Já o amarelo oposto é frio. O mesmo vale para o violeta, que se torna mais quente a medida que se aproxima do vermelho e mais frio quando contem mais azul.

Cores análogas são as que aparecem lado a lado no disco. Há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo, o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado têm em comum a cor laranja. O azul-esverdeado, o azul e o azul-violeta possuem em comum o próprio azul.

Os termos empregados neste capítulo são os mais usuais entre os artistas. Embora sejam uteis para descrever e caracterizar as cores, não são denominações científicas. Na verdade, servem mais como guias, permitindo aos artistas plásticos utilizarem com acerto e precisão cada uma das cores.

Fonte:
Curso de Desenho e Pintura - A arte de ver I - da Editora Globo
Páginas 6 e 7.

http://7dasartes.blogspot.com.br/2012/09/tudo-sobre-cor.html ACESSO EM 20/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário