Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

BALNEÁRIO CAMBORIÚ



Características 

Conhecida como Maravilha do Atlântico Sul, Balneário Camboriú tem a maior concentração urbana do litoral sul do Brasil no verão. 

 Data de fundação - 20 de julho de 1964. 
 Data festiva - Terceira semana de julho (aniversário da cidade). 
 Principais atividades econômicas - A base da economia é o Turismo. 
 População - 77.342 habitantes fixos e 1 milhão de habitantes durante o verão. 
 Colonização - Açoriana. 
 Principais etnias - Açoriana. 
 Localização - Litoral, a 81km de Florianópolis, 61km de Blumenau e 94km de Joinville. 
 Área - 46,4Km2. 
 Clima - Temperado quente, com temperatura média entre 15ºC e 30ºC. 
 Altitude - 2m acima do nível do mar. 
 Cidades próximas - Itajaí, Itapema, Camboriú, Florianópolis, Navegantes, Porto Belo, Bombinhas, Brusque, Nova Trento.


Turismo 

A cidade é conhecida internacionalmente por ser um dos principais pólos turísticos do Brasil, com atrações o ano inteiro. É considerada, segundo o IBGE, a cidade com melhor qualidade de vida no Estado de Santa Catarina. Uma grande atração é o Parque Unipraias, complexo de 87.000m2 em meio à Mata Atlântica, com 47 bondinhos e três estações, que oferecem uma vista deslumbrante das praias da região. 

 Praia e Natureza - Há verdadeiros paraísos naturais de águas transparentes e areias, misturando-se ao verde da Mata Atlântica e contrastando com os arranha-céus que margeiam a orla marítima. São seis enseadas com características peculiares. A Praia Central compreende todo o núcleo central urbano, com 6,8km de águas límpidas e seguras. É onde se concentra a movimentação principal de Balneário Camboriú, com inúmeras atividades, boa iluminação noturna, quiosques, feiras de artesanato, lojas, bares e restaurantes com mesas nas calçadas. A Praia de Laranjeiras é marcada pela História, com sambaquis e fósseis de animais de mais de 5.000 anos de idade. Na seqüência vêm Taquarinhas e Taquaras, onde existe uma famosa colônia de pescadores. A Praia do Pinho é conhecida por ser o primeiro reduto oficial de Naturismo no País. Depois vêm Estaleiro e Estaleirinho - que somam 2.150m de praias com águas transparentes, ondas fortes, vegetação e costões intocados. Visite também a Praia do Mato de Camboriú, propícia para o surf. No Pontal Norte existem as praias do Buraco e dos Amores. Existe ainda a Praia do Canto, acessível por trilha no meio do mato, a Praia das Cabras, a Praia do Pescador... 

 Patrimônio Histórico - Vale visitar a Igreja de Santo Amaro, cuja construção foi iniciada no ano de 1810, em estilo português, construída com pedra bruta e argamassa feita com óleo de baleia. Outras atrações são a Igreja Matriz Santa Inês, construída em forma de chapéu de palha, e o Museu Arqueológico, que possui um acervo de mais de 3 mil peças em exposição, distribuídas em cinco temas distintos: Fauna Marinha, Numismática, Geologia, Madeiras, Arqueologia e Fauna Terrestre. Vá também ao Sítio Ecológico da Praia de Laranjeiras, que é toda ela um imenso sambaqui. Em ambas as extremidades da praia existem rochas com numerosos amoladores indígenas em forma de pratos, atestando a passagem de populações primitivas pelo litoral há mais de 5.000 anos. Grande parte da reserva arqueológica encontra-se em exposição permanente no Museu Arqueológico do Parque Cyro Gevaerd. 

 Parques - O Parque Cyro Gevaerd, verdadeiro centro de cultura, pesquisa e lazer, tem 116.000m2 e é a sede do Museu Arqueológico, além de contar com um zoológico, uma minifazenda, um aquário, o Museu da Fauna, Flora e Gea (Terra), a Vila das Crianças, lanchonetes e restaurantes. O Parque da Fauna reúne mais de 1.000 animais de diferentes espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Na confluência do rio Camboriú com o rio Gamboa, uma área verde de 250.000m2 abriga o Parque Ecológico Rio Camboriú, formado da mata remanescente de mangue e atlântica, rica em fauna, flora e plantas medicinais. Possui trilhas ecológicas e um viveiro de flores e plantas, além de um projeto de educação ambiental e um horto florestal. 

 Cultura - Não deixe de visitar as feiras e quiosques à beira-mar ou o Bairro da Barra, onde são vendidas peças em cerâmica, redes tecidas à mão e cestaria de influência açoriana. 

 Eventos - Há eventos culturais, esportivos e folclóricos, com destaque para a Feira Brasileira de Artesanato, Lazer e Cia, criada como opção para os que visitam Santa Catarina nas festas de outubro; o Natal Tropical; o Reveillon-Luz; o Verão Saudável e os Meses da Felicidade (entre março e maio, com programação direcionada às pessoas da Melhor Idade). O Arraial do Bom Sucesso, realizado na Barra, em julho, também recebe muitos visitantes. 

 Infra-estrutura turística - A cidade tem completa infra-estrutura para o turismo e para o lazer. A rede hoteleira reúne 110 estabelecimentos com aproximadamente 20.000 leitos, além de grande número de casas de aluguel, pousadas e outras opções de hospedagem. A cidade é moderna, com largas avenidas que concentram intenso comércio, bares e restaurantes, especialmente na avenida Atlântica, um imenso e agitado calçadão à beira-mar. Muitos hotéis dispõem de infra-estrutura para congressos, seminários e convenções. 

http://www.sc.gov.br/conteudo/municipios/frametsetmunicipios.htm ACESSO EM 10/09/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário