Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ATIVIDADE 02 - CONCEPÇÃO DE HOMEM - 2º ANO

Concepção de homem

O verdadeiro conceito humano nasce da concepção, a qual caminha para a perfeição...

http://serpenteemplumada.blogspot.com/2008/08/o-supremo-pensar-amar.html ACESSO EM 01/08/2011


Partindo do que nos traz Morin (2001: 40) ao se referir sobre à complexidade do ser humano: " ser, ao mesmo tempo, totalmente biológico e totalmente cultural", procuramos estruturar nossa concepção de homem e, em conseqüência desta, a expectativa em relação ao cidadão que queremos formar. Entendendo o sujeito tanto físico como social, temos a intenção de desenvolver no aluno a consciência e o sentimento de pertencer à Terra, de modo que possa compreender a interdependência entre os fenômenos e seja capaz de interagir de maneira crítica, criativa e consciente com seu meio natural e social. 

Concordando ainda com Morin (2001: 16), alguns desafios são fundamentais no que se refere à formação do sujeito, desenvolver uma aptidão para contextualizar e integrar , para situar qualquer informação em seu contexto , para colocar e tratar os problemas , ou seja, o grande desafio de formar sujeitos que possam enfrentar realidades cada vez mais complexas (polidisciplinares, transversais, multidimensionais, transnacionais, globais, planetárias). Assim, acreditamos ser possível formar um cidadão menos acuado e mais indignado, um cidadão que sabe mediar conflitos, propondo soluções criativas em favor da solidariedade humana e do equilíbrio ambiental. Para tanto esse sujeito necessita visualizar processos, enfim, ter uma visão sistêmica da realidade. 

Compartilhamos também com o que nos traz o físico francês Basarab Nicolescu (in Weill,...), quando nos diz que " homem aparece como participante do real, até como instrumento de medida dele. Ele é o elo de unificação entre o invisível (abstrato) e o visível (órgãos dos sentidos e instrumentalização)" . Nesse sentido, vislumbramos o homem como um catalizador das transformações


http://www.autonomia.com.br/site_autonomia/index.php?option=com_content&view=article&id=105&Itemid=128 ACESSO: 01/08/2011

11 comentários:

  1. Acho eu que antes de tudo, para sermos humanos, devemos ser justos, solidários e honestos. Um ser irracional não tem isso (o tal do cachorro até tem, mas não tem noção, tem por instinto).
    O que vemos hoje é a falta de justiça, solidariedade e honestidade. E isso é o que faz o mundo de hoje cada vez ser menos humano, mais irracional. Os animais são irracionais e matam, matam mesmo, mas matam pra comer, pra viver. O homem não, mata pra enriquecer, mata pela cobiça, mata por vingança. Como um homem pode se sentir um Homem (com H maiúsculo ou Mulher com M), se ele não é justo, se ele trai, se ele mente, se ele pisa e se acha superior a seus semelhantes?

    ResponderExcluir
  2. Através do texto pode-se perceber que nós seres humanos
    só conseguimos viver em sociedade,compartilhando tudo o que sentimos e vivemos...
    Algumas pessoas tem "dificuldade" ao conviver com outras,porém,a globalização nos permite interagir sem ao menos vê-las ou sentí-las,fazendo as vezes com que o convívio torne-se cada vez menor e as pessoas menos sociáveis!
    Juliana stoinski...

    ResponderExcluir
  3. Vemos que o mundo de hoje ta cada vez mais cheio de conflitos,de desavenças,desarmonias..E como diz no texto acima é mais que um desafio formar pessoas que posão encarar realidade cada vez mais complexas.Na minha opnião precisamos primeiramente ser onestos com todos,não medir esforço para ajudar o proximo,ser solidario e estender a mão para quem precisa,nos seres humanos temos que parar de olhar so para nós mesmos e fexar os olhos para o mundo la fora,temos que comesar a encara a realidade do jeito que ela é...
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  4. A vida é feita de vários desafios,mas o maior dele é nos enfrentar,devemos enchergar a realidade,ser um cidadão honesto olhar pra frente,sempre pensando nas melhores possibilidades a nossa sociedade.


    Roberta Ramos

    ResponderExcluir
  5. o mundo de hoje seria muito mais melhor se estivesse mais justiça...uma pessoa que fas tudo de mal nesse mumdo..se tivesse mais justiça axo que n iria de aconteccer tanrta coisa ruim assim


    lucimara tolardo

    ResponderExcluir
  6. Muitos seres humanos hoje só pensam em dinheiro em casa bonita,carros de luxo,festas e acabam esquecendo da humanidade acabam matando,ferindo quem está por baixo para essas pessoas nada mais iomporta ja que no nosso país não tem muita justiça e eles acabam fazendo o que bem entendem.
    Juliana Petry

    ResponderExcluir
  7. Hoje o mundo seria bem melhor se não teria tanta maldade e seria mais melhor estivese mais justiça,e devemos encherga a realidade de ser um bom cidadao honesto e ver tudo o que esta na nossa frete e nao olhar o que esta atras.

    ResponderExcluir
  8. Somos seres sociais, em minha opinião se conseguimos viver só, Mas muitas pessoas só pensam em si mesma e acabam sendo gananciosas.

    Tatiane Feiler

    ResponderExcluir
  9. As principais coisas que a pessoa deve ter para poder viver em sociedade são a honestidade, o respeito, a solidariedade: os valores humanos devem ser a prioridade para uma pessoa.

    SAMANTA TAÍS SCHERER

    ResponderExcluir
  10. Precisamos ser mais honestos, justos, solidários, ai sim conseguimos viver bem em sociedade.
    Caso contrário, plantamos o que colhemos.
    E se houver desunião e desigualdade, haverá sim uma sociedade menos justa.

    Valdinéia Wilbert

    ResponderExcluir