Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ATIVIDADE 02 - A FILOSOFIA GREGA 1º ano

A Escultura “O pensador”, de Rodin, é um dos ícones da filosofia.
FILOSOFIA GREGA


A filosofia tem uma história de mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que esta ciência surgiu e tomou as primeiras proporções. Embora vivessem em cidades-nações distintas e rivais entre si, os gregos conseguiram desenvolver uma comunidade única de língua, religião e cultura, que foi responsável pelo grande avanço da ciência na Idade Antiga. A genialidade grega foi responsável pelo avanço de diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura, música e filosofia. 

A filosofia grega pode ser dividida em três fases: período pré-socrático, socrático e helenístico. No período pré-socrático, a Filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria ser presente em todos os momentos da existência de tudo. Os principais filósofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Heráclito, Anaximandro, Xenófanes e Parmênides. 

O período socrático foi caracterizado pela mudança em relação ao objeto de estudo da filosofia, passando da metafísica para o homem em si. Esse caráter antropológico se deu através dos três principais filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. 

O período helenístico compreende desde o final do Século III a.C até o Séc. II d.C. Essa fase foi marcada pela associação da visão cristã à filosofia, passando a crer mais em soluções individuais que coletivas. Entre os filósofos deste período, podemos citar: Marco Aurélio, Séneca, Epíteto, Lucano, Pirro de Elis, Antístenes, Diógenes de Sínope, etc.


http://mundoeducacao.uol.com.br/filosofia/filosofia-grega.htm  Acessado em: 01/08/2011


FAÇAM UM BREVE COMENTÁRIO! POSTAR ATÉ DIA 15/08/2011

23 comentários:

  1. A filosofia é um metodo que as pessoas encontraram para poder explicar as origens de farias coisas do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Os gregos praticamente inventaram a filosofia, e com ela vieram os grandes pensadores. A filosofia Grega é responsável pelo avanço de diversos conhecimentos, que ajudaram no desenvolvimento do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Aline Redmerski

    Os gregos foram os responsáveis pelos conhecimentos que as pessoas tem hoje sobre a arte,música,literatura,e filosofia.
    E que nos temos essa maravilhosa história na nossa vida para conhecer e estudar.

    ResponderExcluir
  4. Daniela Jaroczinski

    Essa história grega, é caracterizada por um começo de vida, de sociedade e humanidade, pois para podermos repasá-la devemos vivela.
    Foi assim que os gregos fiseram, construiram sua cidade, criaram a sua humanidade e assim entre eles fiseram de alguns a serem estudiosos, ou seja, foram capazes de criar e descobrir sua origem, já outros tiveram a capacidade de demonstrar sua fé critã,e também foi colocada formas e maneiras de estudarem suas vidas, mais mostradas na folosoafia.
    Essa história de vida é classificada como a nossa,só que tem seu geito único de mostrar seus períodos,talvez tenha fases difíceis que podemos imaginar, mas o mais importante que podemos ter conhecida para repasar.
    O importante, é sabermos que foi dessa história que acabamos de conhecer, que se criou a arte, música e literatura, que hoje, como muitos dizem,´´a devoramos``, de aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. pedro gustavo dombrowicz

    o texto mostra que mesmo vivendo em cidades rivais emtre os gregos, o povo comceguio criar um propia comunidade de linguas , religioes, cultura duramte a idade antiga.
    assim desenvolvendo um maior conhecimento nas artes e filosofia que assim usados para explicar a origem do mundo e em seu redor estando presente em todos os momentos da esistencia de tudo para o homem em si e assim marcada pela associaçao da visao crista a filosofia

    ResponderExcluir
  6. Anderson Getnerski os gregos praticamente inventaram a filosofia e nela veio os pensadores,a filosofia é praticamente um métado de pensar adiante.

    ResponderExcluir
  7. os principais responsaveis pelos conhecimentos que temos hoje sobre filosofia , literatura e musica foram os gregos e apartir deles podemos fazer parte dessa historia.

    ResponderExcluir
  8. Quem nunca ouviu falar em:Socrates,platão e Aristóteles? Filosofos conhecidos por todos, levamos seus pensamentos conosco até hoje. Filosofar não é só falar "coisas" bonitas mais sim, algo que nos faça sentir bem. Que nos torne pessoas melhores.Mesmo surgido a muito tempo e sim muito importante.

    aluna: Maira regina costa

    ResponderExcluir
  9. Tainara Carla Chaves Jaroczinski10 de agosto de 2011 às 13:26

    Se o povo da Grécia antiga não brigassem para ter uma só língua e costumes quem sabe a filosofia de hoje não iria ter muito sentido.

    ResponderExcluir
  10. Joziane Slometzki

    Filosofia é chegar a uma conclusão tanto pessoal, como em grupo (pessoas com o mesmo pensamento) e apresentar ao "público"; graças aos gregos, que mesmo com uma rivalidade entre eles conseguiram achar um ponto final, temos maravilhosos nomes históricos com seus maravilhosos pensamentos, fazendo todos que leem suas "frases", refletirem, ver se ta ou não ta com a razão.

    ResponderExcluir
  11. aline kammer


    bom o que eu vou falar sobre filosofia,
    filosofia grega já diz tudo.a cultura grega foi ultiliza para dar origens as coisas do mundo e ao seu redor,e nós devemos levar ela em frente.pois através dela conhecemos música,a arte,entre outro os quais a tecnologia vem trazendo.

    ResponderExcluir
  12. os gregos foram muito importantes para descobertas de como o mundo e as coisas que existem nele foram formadas e pessos comuns como nos tambem paramos para pensar sobre o que os gregos estudaram

    ResponderExcluir
  13. A FILOSOFIA GREGA

    OS GREGOS FORAM PRATICAMENTE OS PAIS DA FILOSOFIA. ELES NÃO FORAM OS INVENTORES DA FILOSOFIA MAS FORAM OS PRIMEIROS A COMPREENDÊ-LA. A FILOSOFIA SEMPRE EXISTIU. A COMPREENSÃO DA FILOSOFIA FOI FEITA PELOS GREGOS SÉCULOS ANTES DE CRISTO MAS EU ACHO QUE AINDA A MUITO A COMPREENDER.

    RAFAEL DE SOUZA 1° ANO E.M.

    ResponderExcluir
  14. Graças aos gregos, que foram e ainda são os grandes inventores e os grandes mestres da filosofia, hoje podemos entender como a filosofia é importante, pois com palavras sábias chegamos a conclusões que nos fazem refletir melhor sobre nossa vida, sobre o mundo, enfim, sobre tudo o que existe. Devemos muito a sabedoria dos gregos.

    Luana Taline Schmitt

    ResponderExcluir
  15. A filosofia é responsável pelo grande avanço da Idade Antiga e também foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor
    Aluno:Leandro Feiler

    ResponderExcluir
  16. A filosofia foi muito importante durante o periodo da idade antiga, pois com ela o jeito de ver as coisas ficou diferente, não se tinha mais so aquela concepçao de pensar so de uma maneira mais sim de um modo muito amplo de ver as coisas

    ResponderExcluir
  17. A filosofia explica e acaba com muitas dúvidas.
    É o que realmente nos faz buscar soluções e respostas.
    Necessidade de entender, vontade de aprender.
    Vanesa Alflen

    ResponderExcluir
  18. Na filosofia diz que tem muitas duvidas a maioria delas foram descobertas e foi muito importante durante a idade média e graças aos gregos que foram e são grandes inventores e descobrudores eu acho que os gregos são os pais da filosofia.

    aluno:JEAN CARLOS DE SOUZA

    ResponderExcluir
  19. Daniele Campos
    Tudo começou na filosofia Grega, origem do mundo e das coisas e tudo que tinha.

    ResponderExcluir
  20. Ana Beatriz Redmerski
    È graças a filosofia grega que conseguimos entender melhor as coisas ao nosso redor

    ResponderExcluir
  21. postagens encerradas. atividades corrigidas. recuperação até dia 1º de setembro.

    ResponderExcluir
  22. FILOSOFIA GREGA
    A maioria das coisas na vida é dividido em períodos, pode se dizer que período foi uma forma que os filósofos encontraram para dividir as em etapas e facilitar ,os melhores filósofos pode se dizer que são gregos.

    Cleomar Delmonego

    ResponderExcluir
  23. Daniel Roberto de Souza24 de setembro de 2011 às 15:16

    Os gregos inventaram a filosofia, eles são os grandes pensadores. A filosofia Grega é diversos conhecimento conhecimentos.

    ResponderExcluir