Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ATIVIDADE 05 - O TRABALHO - 1° ANO

Este trabalho tem por objetivo, demonstrar como a questão do trabalho é elaborada em Marx, permeando todos os demais sentidos de sua obra; a busca da compreensão da força motriz do Capitalismo tanto como ela se apresenta a sociedade, como para Marx; a contraposição dos sentidos.
Para Marx, o homem é o primeiro ser que conquistou certa liberdade de movimentos em face da natureza. Através dos instintos e das forças naturais em geral, a natureza dita aos animais o comportamento que eles devem ter para sobreviver. O homem entretanto, graças ao seu trabalho, conseguiu dominar em parte, as forças da natureza, colocando-as a seu serviço.

Os animais também trabalham e produzem, porem somente para atender as exigências práticas imediatas, exigências materiais diretas dos mesmos ou de seus filhotes portanto, não podendo ser livres ao trabalharem, pois a atividade dos mesmos é determinada unicamente pelo instinto ou pela experiência limitada que podem ter.

O que ocorre ao homem é diferente. Anterior a realização de seu trabalho, o homem é capaz de projetá-lo, ou seja, a capacidade de definir meios diversos que possibilitam o alcance de seu objetivo, possuindo a livre escolha da alternativa que melhor se adeqüe a seus meios e procura segui-los.
Justamente porque o trabalho humano pode ser diferente do trabalho dos animais é que o homem modifica a natureza de acordo com suas possibilidades. O que Marx observa na História é a evolução gradativa do trabalho, naquilo que corresponde a evolução do homem e a necessidade de suprir suas necessidades frente ao meio.


http://www.klepsidra.net/klepsidra8/marx.html ACESSO EM 29/08/2011

18 comentários:

  1. o trabalho humano é muito diferente do trabalho animal por que o homem pode escolher no que quer trabalhar no que é melhor para consequir conquistar os seus objetivos.
    ja o trabalho animal é feito pelos seus instintos, o trabalho é feito so por um simples objetivo para sobreviver sem altera muinto a natureza diferente ao trabalho do homem que altera drasticamento a natureza.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano modifica-transforma o seu espaço com construções, o homem pode escolher no que trabalhar, tem a liberdade de escolher os seus objetivos.
    Os animais não tem a liberdade de escolha, eles trabalham para sobreviver, pelo instinto ou pela experiência limitada que podem ter.

    ResponderExcluir
  3. Aline Redmerski

    O homem já tem um objetivo do que quer fazer,um futuro,uma escolha.
    E os animais fazem por instinto,por natureza,para sobreviver.

    ResponderExcluir
  4. Joziane Slometzki

    Todo ser vivo tem um meio de trabalho, portanto o que possui mais vantagem é o ser humano: ele cria meios de trabalho que envolvem todos, tipo uma rede; cria uma empresa e para criar precisa de pedreiros, na empresa de chefe, funcionários... os animais, maioria deles, apenas conseguem o trabalho para garantir comida, como as formigas (a foto).

    ResponderExcluir
  5. trabalhemos para suprir nossas nessecidades e também e para ter um conforto a mais. E já os animais trabalham para garantir sua sobrevivência.



    LEANDRO FEILR

    ResponderExcluir
  6. Daniela Jaroczinski

    Todos seres precizam trabalhar para sobreviverem, mas com modos desiguais.
    Os seres humanos trabalham para atender suas necessidades e de sua familia, e ter o melhor conforto para se apropiarem bem a seu lar, já os animais trabalham mesmo para sua alimentação e sobrevivência, pois não definem seu tempo de vida.

    ResponderExcluir
  7. Tainara Carla Chaves Jaroczinski5 de setembro de 2011 às 10:27

    O ser humano é um ser capaz de trabalhar muito para alcançar suas necessidades de sempra querer mais e mais, já os animais trabalham para conseguirem só o seu alimento e sem querer sempre mais do que o outro.

    ResponderExcluir
  8. QUE OS ANIMAIS APENAS SEGUEM OS SEUS INSTINTOS, OU SEJA, O QUE É NECESSÁRIO PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA OU EM ALGUNS CASOS A DO GRUPO.
    O SER HUMANO TRABALHA PELA SUAS NECESSIDADES BÁSICAS IGUAL OS ANIMAIS, MAS TAMBÉM TRABALHA POR UMA TELEVISÃO, COMPUTADOR, CARRO, CELULAR, ISSO QUER DIZER QUE O SER HUMANO NÃO TRABALHA APENAS PELO O QUE É NECESSÁRIO PARA SUA SOBREVIVÊNCIA, AO CONTRÁRIO DOS ANIMAIS.

    RAFAEL DE SOUZA

    ResponderExcluir
  9. e que os animais seguem seus instintos para sobreviver ,proteger,reproduzir e continuar a sua especie.
    o homem trabalha pelas necessidades basicas ,ou seja pelo dinheiro que depois sera investido em um bem de consumo ,assim trabalnhamdo pelo necessario para ter suas poces.
    pedro gustavo dombrowicz

    ResponderExcluir
  10. Os animais já sabem por natureza o trabalho que tem seguir, eles trabalham para sobreviver, não podem escolher por exemplo ser advogados ou médicos, os animais trabalham pensando em não agredir a natureza e sim em preservá-la. Com os homens é diferente, também trabalhamos para sobreviver, mas vamos além disso e queremos sempre mais. Nós humanos podemos escolher no que queremos trabalhar e na natureza encontramos inovações e acabamos agredindo-a ao contrário dos animais.

    Luana Taline Schmitt

    ResponderExcluir
  11. Os animais desempenham trabalhos diferentes dos seres humanos, mas mesmo assim os dois trabalham por que precisam e por que necessitam para sobreviver, só que os animais tem um trabalho mais honesto que os seres humanos.

    Maiara Griboski

    ResponderExcluir
  12. O trabalho humano não é muito diferente da dos animais pois ambos trabalham para soberviver, mas tambem existe suas diferencias pois o ser humano é livre para escolher, ja os amimais nascem trabalhando e morrem trabalhando.

    Lucas Slomecki

    ResponderExcluir
  13. Daniele Campos...
    A diferença dos seres humanos para com os animais é que os animais já nascem com o extinto de sobrevivência sozinho ou não, nós seres humanos até uma certa idade pensamos no que queremos trabalhar até lá temos o estudo como ajuda para conseguirmos uma boa profissão.

    ResponderExcluir
  14. Ana Beatriz...
    Bom, os animais trabalham somente para sua própria sobrevivência e dos seus filhotes,e o ser humano trabalha para alcançar seus objetivos e conseguir ter uma boa vida ou pelo menos sustentar sua família ou a si próprio.

    ResponderExcluir
  15. Elisiane Gabriela Moser24 de setembro de 2011 às 12:31

    Os animais trabalham para sua sobrevivência e não podem escolher que profissão querem para seu futuro, eles já sabem por natureza o trabalho que devem seguir, já nós humanos somos livres para escolher o que queremos para um futuro melhor, que trabalho queremos exercer, mas o ser humano trabalha para o sustento de sua familia, também para sua sobrevivência.

    ResponderExcluir
  16. Os humanos possuem a livre escolha da alternativa que melhor se adequada a seus meios e procura segui-los.
    Os Animais trabalham pelo instinto ou pela experiência limitada que podem ter.

    ResponderExcluir
  17. Daniel Roberto de Souza24 de setembro de 2011 às 14:29

    O humano tem a liberdade da escolha do trabalho, e os animais trabalham para a sua sobrevivência, com instinto.

    ResponderExcluir
  18. Os animais trabalham para o sustento de seus filhotes, já no ser humano ocorre diferente.
    Trabalham para o sustento de seus filhos e temos o direito a escolha do que queremos para o futuro.

    ResponderExcluir