Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ATIVIDADE 10 - FENOMENOLOGIA - 3° ANO


Fenomenologia (do grego phainesthai - aquilo que se apresenta ou que se mostra - e logos - explicação, estudo) afirma a importância dos fenômenos da consciência, os quais devem ser estudados em si mesmos – tudo que podemos saber do mundo resume-se a esses fenômenos, a esses objetos ideais que existem na mente, cada um designado por uma palavra que representa a sua essência, sua "significação". Os objetos da Fenomenologia são dados absolutos apreendidos em intuição pura, com o propósito de descobrir estruturas essenciais dos atos (noesis) e as entidades objetivas que correspondem a elas (noema).
Edmund Husserl (1859-1938) - filósofo, matemático e lógico – é o fundador da Fenomenologia como método de investigação filosófica e estabeleceu os principais conceitos e métodos que seriam amplamente usados pelos filósofos desta tradição. O filósofo mais influente do começo do século XX, influenciado por Franz Brentano- seu mestre - lutou contra o historicismo e o psicologismo. Idealizou um recomeço para a filosofia como uma investigação subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenômenos como aparentam a mente para encontrar as verdades da razão. Suas investigações lógicas influenciaram até mesmo os filósofos e matemáticos da mais forte corrente oposta, o empirismo lógico. A Fenomenologia representou uma reação à eliminação da metafísica, pretensão de grande parte dos filósofos e cientistas do século XIX.

17 comentários:

  1. Como o próprio nome diz a fenomenologia estuda os fenômenos que ocorre na vida do ser humano.

    Tiago Jaroczinski

    ResponderExcluir
  2. Qual é o limite do conhecimento? é isso o que a fenomelogia estuda.
    Tamires Kreutzfeld

    ResponderExcluir
  3. fenomenologia estuda desde os nosso pensamentos ate nossas ações, mas o seu conceito basico como ja diz o nome estuda o fenomeno de cada ação, cada pensamento, ele vai mais alem e cada vez nos deixa mais duvidas.

    Sabrina Aparecida Hafemann

    ResponderExcluir
  4. Desde quando o conhecimento tem limites?Ou então os fenômenos do conhecimento, pois bem é isso que a Fenomenologia explica e estuda.

    Jaqueline Jaroczinski

    ResponderExcluir
  5. Explica os fenomenos do nosso conhecimento, os pensamentos, ações e os próprios atos que temos.

    By: Andréia Julliany Mader

    ResponderExcluir
  6. fenomenologia estuda os fenomenos da vida e do ser humano ,os pensamentos e ações que tomam conta da pessoas é o estudo da vida não esquecendo que o conhecimento não tem limites!!!!

    by Benicia luana ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Estuda o conhecimento de nossos pensamentos e a nossas ações ... sem limites pois não sabemos do que somos capazes de fazer durante a nossa vida

    By :Aliane Besen

    ResponderExcluir
  8. ela estuda os fenomenos da vida e com isso seus pensamentos e ações

    daniane cristina zapelini

    ResponderExcluir
  9. Estuda os conhecimentos da vida do ser humano pensamentos e açoes que o ser humano faz durante toda a vida


    cristian kupas

    ResponderExcluir
  10. estuda a vida do ser humano, por que a vida do ser humano é repleta de fenomenos que se passam na nossa mente.


    Valmir L. de Souza

    ResponderExcluir
  11. Estuda as ações do ser humano, e tudo o que ocorre no nosso dia-a-dia, e o que se passa na nossa mente.

    Beatriz Gasda

    ResponderExcluir
  12. Fenomenologia estuda os fenomenos desconhecidos no qual a vida nos faz acontecer sem ter um razão ou outra para acontecer sem ter um porque.

    ResponderExcluir
  13. Já aconteceu de você ter se comportado de uma certa forma e depois se perguntar por que agiu assim? Ou se as suas atitudes foram corretas?
    São coisas assim que a fenomenologia estuda. Ela se foca em compreender cada pequena detalhe no cotidiano do ser humano, e suas reações conscientes e inconscientes em relação à isso.
    Por que às vezes agimos de uma certa maneira? Por que pensamos certas coisas e nos comportamos diferente dependendo do local e da situação?
    A fenomenologia interpreta o mundo através dos olhos e da consciência do ser humano baseando-se no que ele viveu e as experiências pelas quais já passou. Ou seja, ao contrário da epistemologia, que estuda o limite da capacidade de conhecimento do ser humano, a fenomenologia foca seu estudo somente no que é real, como a nossa vida, nossa mente, nossa forma de agir e pensar e o conhecimento já adquirido.

    - Celina Ení Reinkavieski

    ResponderExcluir
  14. Ele tenta nos mostrar como vivemos o nosso dia-a-dia,dando a nós obstaculos e consequencias para cada ação que iremos realizar.Será que simplesmente um conhecimento pode mudar o nosso geito de viver?

    ResponderExcluir
  15. Ns mostra o quanto a nossa vida esta ligada aos conhecimentos e açoes que muitas vezes são sem limites.

    JESTICA PAULY

    ResponderExcluir
  16. Tratado científico sobre a descrição e classificação dos fenômenos, que se propõe a ser uma ciência do subjetivo, dos fenômenos e dos objetos como objetos.

    Djony Santos.

    ResponderExcluir
  17. Fenomenologia estuda os fenômenos da nossa consciência, para encontrar as verdades da razão.

    Mariane Heise

    ResponderExcluir